Paróquias divulgam programação para o Dia Nacional da Juventude 2015. Leia também a carta de dom Anuar aos jovens

16 de Outubro de 2015

Paróquias divulgam programação para o Dia Nacional da Juventude 2015. Leia também a carta de dom Anuar aos jovens

imagem Paróquias divulgam programação para o Dia Nacional da Juventude 2015. Leia também a carta de dom Anuar aos jovens

Este ano a Igreja do Brasil promove a 30ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a juventude da Arquidiocese de Maringá recebeu um convite especial para organizar e viver este grande momento em suas comunidades paroquiais. Algumas paróquias já divulgaram a programação, estendendo o convite para as comunidades de suas regiões.

Na paróquia Santa Isabel de Portugal o DNJ será celebrado no dia 18 de outubro. As atividades terão início às 14h com a acolhida, credenciamento, abertura e animação, envio para missão, partilha, missa. O encerramento será com um luau.

Em Sarandi, no dia 18, na paróquia Nossa Senhora das Graças haverá tarde cultural, missa jovem e encerramento com noite de louvor. Na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus a programação começa às 8h com oração e café da manhã, seguida por missão e continua na parte da tarde com animação, dinâmicas, teatros, caça ao tesouro e termina com missa às 19h.

Ainda em Sarandi, na paróquia São Paulo Apóstolo, o DNJ também será celebrado com o 1º Retiro Missionário entre os dias 16 e 18, no centro pastoral. Na noite do dia 17 será celebrada uma missa voltada especialmente aos jovens. Na paróquia Nossa Senhora da Esperança a data será comemorada com uma gincana no dia 31 de outubro e, no dia 1º de novembro, com missa às 8h no Parque Ecológico da cidade e passeio ciclístico missionário.

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva, as comemorações tiveram início no dia 11 de outubro com o 1º Encontrão das Juventudes. A programação segue durante todo o mês e no dia 25 haverá uma missão no lar dos idosos.

Em Nova Esperança o DNJ terá início às 13h30 do dia 18 na paróquia Sagrado Coração de Jesus. Já na paróquia Santa Rosa Lima, em Iguatemi, será no dia 1º de novembro e a proposta é receber a juventude de outras comunidades da região pastoral Santa Cruz.

Igreja em saída

Uma carta e um vídeo do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, abordando a temática do DNJ 2015 será divulgada aos jovens nas missas e durante as comemorações em suas comunidades. O tema do DNJ 2015 é “Juventude construindo uma nova sociedade”, inspirado na Campanha da Fraternidade. A iluminação bíblica é “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

A proposta da Igreja deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade, mulheres e homens jovens chamados a uma participação esperançada e servidora, jovens chamados a serem uma “Igreja em saída”.

30 anos

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. A comemoração acontece todos os anos no mês de outubro, reunindo milhares de jovens em um dia de festa, missão e reflexão sobre a vida da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com os grupos de jovens.

Por Gelinton Batista

Pastoral da Juventude

 

<<<

 

JUVENTUDE CONSTRUINDO UMA NOVA SOCIEDADE

Veja em vídeo a mensagem de dom Anuar https://goo.gl/hACg17

Queridas jovens, queridos jovens!

Hoje celebramos o 30º Dia Nacional da Juventude, com a presença de cada um de vocês, jovens, na família, na Igreja e na sociedade. O futuro começa hoje, e vocês trazem no coração um desejo enorme de justiça, solidariedade, fraternidade, amizade, dignidade, enfim vida e vida em abundância para todos.

Não construímos nada sozinhos. Sei que vocês são muitos e muito corajosos, e só assim é possível realizar a construção de uma nova sociedade, digna dos jovens de hoje e de amanhã. Uma sociedade nova com jovens novos, protagonistas incansáveis na luta pelo bem comum de todos.  Os desafios são enormes, mas acreditamos na utopia de que tudo é possível para aqueles que amam a Deus (cf.Jo 10,10).

O belo tema, escolhido para a celebração do DNJ deste ano veio do evangelho de Lucas, quando Jesus coloca: “Estou no meio de vocês como aquele que serve” (Lc 22,27). É Jesus que Se colocou no nosso meio como Servo dos servos, não por status, poder, ou reconhecimento.

Ele quis servir e não ser servido. Recentemente o papa Francisco disse uma frase, que chamou atenção do mundo: “Quem não vive para servir não serve para viver”.

A nossa vida só tem sentido doando, sem reservas ou expectativas de recompensa. Quantos pequenos gestos, deixemos de lado, por descuido ou falta de atenção, um abraço, um bom dia, um muito obrigado, um pedir desculpas. O serviço começa dando atenção, carinho, afeto, dando a nós mesmos, mais do que doar coisas.

Celebrar o DNJ é recordar a presença de Jesus que está no nosso meio, como servidor. Ele está para ser encontrado, e encontrando entregar a vida.

“Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que ainda há tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida” (EG, n. 49).

Sem medo de falhar, é preciso sair de nossas estruturas, pensando só no próprio movimento, na própria pastoral ou no seu próprio grupo. Somos uma Igreja em saída, aberta e hospitaleira,  pois uma multidão faminta por Jesus espera por você querido jovem!

Convido todos os jovens que participam de um grupo, que participam de uma comunidade: vamos formar uma grande rede de evangelização da juventude.

Precisamos unir os vários carismas e dons com o objetivo de  fecundar o nosso trabalho pela comunhão e unidade. Não podemos levar Jesus cada um para o seu lado.  A fecundidade de nosso trabalho evangelizador vem da união entre nós; para anunciar com mais força e coragem que só o encontro com Jesus transforma o jovem e  cria uma nova sociedade.

Convido a todos vocês  jovens de nossas comunidades para acolherem, com muita caridade, todos os jovens afastados. Convido a todos para participar a partir de agosto 2016 do Projeto “Rumo aos 300 anos de Aparecida” em sintonia com a Igreja no Brasil com o tema: “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”.

Serão vocês jovens que levarão a imagem de Nossa Senhora Aparecida em missão nas vossas paróquias. Coragem, ânimo! Vamos evangelizar, pois Jesus está no nosso meio como aquele que serve! (Lc22,27).

Deus derrame suas bênçãos sobre todos vocês!

 

Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá