Publicada Novena de Natal 2014

09 de Dezembro de 2014

Publicada Novena de Natal 2014

imagem Publicada Novena de Natal 2014

Tradição religiosa que costuma ser realizada na preparação de momentos importantes, a novena faz parte do patrimônio da religiosidade popular. Diante do Advento, vivido pela Igreja antes da celebração do Natal, não poderia ser diferente. A montagem do presépio, a intensificação do espírito de caridade e a novena de Natal fazem parte da vida dos cristãos.

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um roteiro de novena de Natal, para ser refletido no período. A edição de 2014, com o tema “Reunidos em família, preparando a vinda do Senhor”, relembra profetas como Isaías e João Batista, que preparavam o povo para a Boa-Nova.

“A novena de Natal já faz parte de nossa caminhada rumo a Belém, onde veremos as maravilhas que Deus realiza no meio de seu povo. Ela é uma ajuda para as pessoas, famílias e comunidades experimentarem a alegria do Natal”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.

A novena de 2014 está em consonância com a exortação apostólica do papa Francisco, “A alegria do Evangelho”. É também uma resposta à recente proposta lançada durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que ofereceu à Igreja no Brasil o documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”.

Dom Leonardo convida a todos a participarem da novena de Natal. “Seremos tocados pela alegria da simplicidade e da candura do Deus nascido na gruta de Belém. Anunciemos a alegria do nascimento do Menino Jesus”, pede.

A Novena de Natal possui nove encontros, ritos opcionais e cânticos. Pode ser adquirida nas livrarias católicas e por meio do site www.edicoescnbb.com.br.

Fonte: CNBB