Em Bogotá, dom Anuar participa de reunião do CELAM

10 de Março de 2016

Em Bogotá, dom Anuar participa de reunião do CELAM

imagem Em Bogotá, dom Anuar participa de reunião do CELAM

Esta semana o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, participa em Bogotá, Colômbia, da reunião conjunta dos presidentes de departamentos com a Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), e os secretários gerais das 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe para tratar da implantação do Plano Global 2015 – 2019 no “continente da esperança”.   O tema central do Plano Global é: Para uma Igreja em saída.

Dom Anuar Battisti é presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (DEVYM) do CELAM, gestão 2015-2019.

O CELAM tem um Plano Global quadrienal em que “o cumprimento das ordens, orientações e outras conclusões da Reunião Ordinária” refletiu, em função das interpelações prementes e urgentes das realidades conjunturais que moldam a face da América Latina e do Caribe. A primeira parte do Plano Global 2015-2019 oferece “uma abordagem para o desenvolvimento socioeconômico, político, cultural e eclesial” para “uma adequada compreensão dos eventos que está sendo experimentado pelos povos da América Latina e do Caribe” (Plano global, No. 1).

O discernimento dos sinais dos tempos, em contextos complexos onde é gravado “a ação de Deus presente na história hoje”, é o objetivo fundamental desta análise, a “desvendar quais são os requisitos do continente, que CELAM como uma agência de comunhão e colegialidade dos Bispos da América Latina e do Caribe, deve responder” (Plano global, No. 1).

“A Igreja, para ser fiel à sua missão evangelizadora, deve discernir os sinais dos tempos. Esse foi o anúncio profético do Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II. Portanto, CELAM tomou firmemente este convite para descobrir o sopro do Espírito Santo para proclamar o Cristo ressuscitado no meio de vida de nossos povos. Testemunhando o Reino de Deus encarnado, presente em curso sempre nova e complexa da história é o espírito de renovação eclesial na América Latina e no Caribe. A história humana é o lugar da revelação de Deus, que se manifesta como um presente de amor de salvar a vida entre os muitos sinais de acontecimentos históricos. A Igreja é enviada ao mundo, redimido por Cristo, com a missão de fazer discípulos para anunciar o Evangelho na vida cotidiana a todos os homens e mulheres, especialmente os pobres, os favoritos de Deus e primeiros destinatários do Reino” (plano global, No. 4).

Trata-se, sem mais, de “uma leitura hermenêutica-pastoral da realidade” (Plano Global, No. 5), que segue o mesmo método que tem caracterizado vários documentos do Magistério eclesial América Latina e Caribe: Ver-Julgar-Agir e reflete a discernimento das Conferências Episcopais e as equipes que trabalham em o mesmo CELAM, particularmente tendo em conta o Concílio Vaticano II, o Documento de Aparecida, da apostólica Evangelii Gaudium Exhoratación ea carta encíclica Laudato Si’.

Ele é não é desconhecido, é claro, que “vivemos, como Aparecida diz em uma nova era impactado pela globalização” (Plano Global, No. 6), com as suas consequências na vida social, econômica, cultural, política e religião.

Em seguida, a primeira parte do plano global da realidade desafia jogar, o que é precedido por uma introdução e desenvolve-se em duas secções principais: (1) Na sociedade: justiça social, cuidados de criação, a construção da paz, migração, culturas urbanas e integração continental; e (2) a Igreja: o espaço público (Estado, sociedade civil, o diálogo com a cultura, a educação e as universidades, e comunicação), a tarefa evangelística (evangelização em geral, ações evangelizadoras, e formação).

Com informações do CELAM