Sul 2: Sobre o consumo de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

29 de Março de 2016

Sul 2: Sobre o consumo de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

imagem Sul 2: Sobre o consumo de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

Nota dos Bispos da CNBB – Regional Sul 2 sobre o consumo de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

Prezados irmãos e irmãs,

nós, bispos do Paraná, reunidos em Assembleia na cidade de Ponta Grossa, em março de 2014, desejosos de uma maior fidelidade a Jesus Cristo, junto com a Comissão Regional dos Presbíteros, pedimos, que se iniciasse em todo o Estado do Paraná “uma caminhada de conscientização de nossas comunidades, a fim de que fossem extintas as bebidas alcoólicas nas festas, almoços, jantares e em eventos promovidos pela igreja, que acontecem nas dependências das capelas e igrejas matrizes”.

Com satisfação verificamos que um grande número de comunidades eclesiais compreenderam e abraçaram essa causa evangelizadora. Às comunidades que deram esse passo e que na sua grande maioria estão percebendo os frutos positivos dessa decisão, nós agradecemos imensamente e incentivamos a prosseguir.

Pedimos às comunidades que ainda não aderiram à proposta que o façam. O Documento de Aparecida, ao descrever a necessidade de novas estruturas de evangelização, impulsiona o fortalecimento da convivência fraterna e alegre entre as pessoas. O texto Comunidade de Comunidades, da CNBB, diz que é “preciso evitar o contratestemunho do consumo de álcool em quermesses e outras festas da comunidade” (Doc. 100, n. 286). Diante disso, nós bispos, reiteramos o apelo a uma caminhada de conscientização em suas comunidades.

Recomendamos que nas cidades onde existe mais de uma paróquia, haja sintonia de ação entre os padres para que a comunhão seja testemunhada.

Enfatizamos, além do mais, que a Igreja no Brasil, inclusive nós do Paraná, estamos num processo de implementação e fortalecimento do dízimo como meio de sustento de nossas comunidades. Recordamos ainda que a Pastoral da Sobriedade é um dos importantes objetivos da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Solicitamos que essa nota seja lida publicamente em cada uma das comunidades eclesiais como também nos Conselhos Paroquiais e de Comunidade.

Imploramos à Mãe de Deus, invocada no Paraná sob o título de Nossa Senhora do Rosário do Rocio e a São José, protetor da Sagrada Família, que intercedam junto a Deus por todos nós neste novo tempo da Igreja inaugurado pelo Papa Francisco.

Em nome de todos os Arcebispos e Bispos do Paraná,

Guarapuava, março de 2016