Em Guarapuava, bispos se reúnem para assembleia do Regional Sul 2 da CNBB

15 de Março de 2016

Em Guarapuava, bispos se reúnem para assembleia do Regional Sul 2 da CNBB

imagem Em Guarapuava, bispos se reúnem para assembleia do Regional Sul 2 da CNBB

A Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava (nova) ficou lotada para a celebração da missa que deu início aos trabalhos da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2.

Em uma celebração marcante, Bispos e Sacerdotes do Regional Sul 2 da CNBB deram início à Assembleia dos Bispos em Guarapuava.

Ao todo, mais de 20 Bispos estarão reunidos até quarta-feira, 16, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, Bairro Santana, para discutir assuntos inerentes ao Regional e também, para se prepararem para a Assembleia Nacional dos Bispos que acontece no mês de abril em Aparecida, São Paulo.

A celebração da missa que foi presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, destacou o Ano da Misericórdia como ponto de partida para todos os Cristãos que pretendem seguir os passos de Jesus Cristo. “Precisamos fazer a vontade de Cristo. Fazendo a vontade de Cristo, estamos vivendo a misericórdia e também, fazendo nossas vontades. Cristo deve ser nossa meta. Precisamos estar dispostos a anunciar a este Cristo vivo que está em nosso meio pronto a nos auxiliar, a suportar nossas angústias e dores”, disse Dom Mauro durante a homilia.

Ele também destacou o perdão como a grande oportunidade que os cristãos têm de se tornarem pessoas melhores e, de fato, fazer acontecer o melhor em suas comunidades. “O perdão está cada vez mais difícil. Notamos isso em nosso meio. É preciso que quebremos esta barreira do preconceito e da ganância para que o perdão faça morada em cada um de nós. A misericórdia e o perdão precisam andar lado a lado. Devemos vencer estas barreiras que nos formam a não perdoar”, discorreu o celebrante.

Para o anfitrião, Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava e referencial da comunicação do Regional Sul 2, receber a Assembleia dos Bispos é motivo de muita satisfação e de alegria. Dom Wagner destacou o Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava como uma grande graça para todos os que vivem nesta região e lutam para que as palavras de Cristo ecoem e provoquem mudanças em todos. “Estamos vivendo um momento único e maravilhoso em nossa Diocese. O Jubileu de Ouro é uma verdadeira graça para todos nós que temos na Igreja nosso alicerce. Receber a Assembleia dos Bispos do Regional (Sul 2) é também um dos acontecimentos que nos motiva a seguir em frente com foco na luz brilhante do Espírito Santo”, destacou Dom Wagner.

Ao final da celebração, o Pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, Padre Acácio Evêncio de Oliveira, agradeceu aos participantes que lotaram a igreja “tornando a celebração muito mais bonita”. “É com muita satisfação que recebemos os Bispos de todo o Paraná e também nossos presbíteros aqui em nossa cidade para esta celebração. Quero agradecer a todos, de coração por terem vindo celebrar conosco. Que a graça de Deus seja derramada sobre cada um dos que aqui estão e que os dias de estudos dos nossos Bispos sejam iluminados pelo Espírito Santo”, desejou Padre Acácio.

Fotos: Mauricio Toczek /CDC