Em 2018 Maringá vai sediar o IX Congresso Nacional das entidades negras católicas (CONENC)

07 de Abril de 2016

Em 2018 Maringá vai sediar o IX Congresso Nacional das entidades negras católicas (CONENC)

Em 2018 Maringá vai sediar o IX Congresso Nacional das entidades negras católicas (CONENC)

A Arquidiocese de Maringá foi escolhida para sediar IX Congresso Nacional das entidades negras católicas (CONENC) que vai ser realizado 2018 – os dias e o mês ainda não foram definidos. A decisão foi tomada durante encontro realizado na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Sarandi (PR) nos dias 02 e 03 de abril, com a presença do padre Jurandyr Azevedo Araújo, sdb, coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira e do padreIvaldir Camaroti dos Reis, assessor da Pastoral Afro-brasileira na Arquidiocese de Maringá.

“A Pastoral Arquidiocesana Afro-brasileira de Maringá está organizada é atuante e será capaz de responder a toda organização que iniciamos nestes dias” comentou padre Jurandyr Azevedo.

O CONENC é um espaço e um momento significativos de atuação, dentro da Pastoral Afro-brasileira da CNBB. No IX CONENC serão oportunizadas as socializações de novos conhecimentos sobre a PAB e o intercâmbio de experiências significativas.

Outros objetivos específicos da pastoral são o de ser espaço de articulação, de discussão para uma organização, que se ligue a outros serviços e ações com objetivos semelhantes, que seja visível na comunidade e bem articulada com as outras ações da Igreja; promover uma união, com uma agenda comum, entre os grupos organizados, não isolando ninguém; encontrar novos caminhos para organizar e fortalecer a Pastoral Afro-brasileira em todos os níveis (paroquial, comunitário, diocesano, regional e nacional).

O tema escolhido para o encontro em 2018 foi: “Articular a Palavra de Deus e os documentos da Igreja para apontar caminhos”; e o lema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, para anunciar a libertação” (Lc 4, 18-19).