1° de Maio de 2016: Aras-Cáritas e RCC se unem para realizar Peregrinação do Trabalhador na paróquia São José em Maringá

14 de Abril de 2016

A Associação de Reflexão e Ação Social (Aras-Cáritas) em parceria com os Grupos de Profissionais do Reino da Renovação Carismática Católica (RCC) e a paróquia São José Operário da Arquidiocese de Maringá realizarão no dia 1° de maio de 2016 a Peregrinação do Trabalhador.

A concentração será às 16h na Praça Regente Feijó, s/n – Vila Operária (em frente ao centro esportivo) e logo após haverá caminhada até a paróquia São José.

A peregrinação, afirma o papa Francisco, na bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, “[…] é um sinal peculiar no Ano Santo, ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação, e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até a meta anelada” (pág. 19). (Papa Francisco in: Misericordiae vultus, o rosto da misericórdia).

É neste contexto, de resposta ao apelo do papa e de alegre comunhão eclesial que o evento anseia reunir e congregar, no dia do trabalhador, homens e mulheres para rezar, celebrar e refletir sobre o valor e a dignidade do trabalho humano.

Com o desejo, portanto, de unir fé e razão a programação do evento busca também proporcionar aos participantes a apropriação de conteúdos de reflexão para formação contínua e integral dos cristãos da Arquidiocese de Maringá, na árdua tarefa da construção da “civilização do amor”, projeto que reúne todos os homens e mulheres de boa vontade.

Contra, portanto, os pressupostos da “civilização do egoísmo” que coloca os interesses dos indivíduos e, frequentemente, das grandes corporações, acima da busca do bem comum tão necessária à consecução da sociedade justa e democrática que o sonho humano persegue, a peregrinação quer ser um momento de afirmação da boa luta a favor daquilo que o Povo de Deus anela: “ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24).

Deseja-se, também considerando tema da atual Campanha da Fraternidade (Casa comum, nossa responsabilidade), refletir sobre os cuidados necessários como nossa “casa comum”, já que a pretensão de conservar as qualidades naturais do planeta em que vivemos e garantir espaço adequado ao pleno desenvolvimento e florescimento das futuras gerações, requer o devido questionamento sobre o modelo de relação que se estabelece entre os próprios seres humanos, ou seja, requer mudanças profundas “[…] nos estilos de vida, nos modelos de produção e consumo, nas estruturas consolidadas de poder, que hoje regem as sociedades” (Carta encíclica Centesimus Annus, 58: o.c., 863, Papa João Paulo II, 1991).

A peregrinação, propriamente dita, terá a hospitalidade da paróquia São José Operário, com início às 16h e o término às 19h.

Mesa redonda dia 25 de abril

Como meio de preparação para esse “encontro de peregrinos” estão sendo organizados, na semana que antecede o 1° de Maio, dois encontros de reflexão compostos de mesa redonda e de palestra que serão realizados, respectivamente, na noite dos dias 25/04 (segunda-feira) e 26/04 (terça-feira), às 20h no auditório do Colégio Santo Inácio situado próximo à igreja São José Operário.

O evento elegeu como tema a frase pronunciada pelo papa Francisco durante o Encontro Mundial dos Movimentos Populares realizado na cidade de Roma em outubro de 2014: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que dá o trabalho!”.

Busca-se, recorrendo-se mais uma vez às palavras do papa em seu texto o “Rosto da misericórdia”, “[…] uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina” (p. 32).

Com o Lema “O trabalhador (a) tem direito a seu salário” (Lc 10, 7b), procura-se recordar a íntima relação existente entre a justiça e a misericórdia. Não se trata, portanto, como adverte o papa Francisco no texto já citado, de “[…] dois aspectos em contraste entre si, mas duas dimensões de uma única realidade que se desenvolve gradualmente até atingir o seu clímax na plenitude do amor” (p. 31).

A peregrinação do trabalhador inspira-se fundamentalmente na “Romaria do Trabalhador”, fecundo e tradicional evento da Arquidiocese de Maringá que se espera retorne no próximo ano como todo seu vigor e do diálogo da Aras como os GPRs, vinculado à Renovação Carismática Católica que realizam anualmente o “Dia nacional de celebração, conscientização, oração e formação para os trabalhadores de nosso país”.

O evento busca, enfim, aliar a luta histórica dos movimentos sociais pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária – tantas vezes reverberada nas temáticas propostas da pelas Romarias do Trabalhador – ao desejo coletivo de todos os homens e mulheres, membros da Igreja de Jesus Cristo, o “rosto da misericórdia do Pai” em construir, já neste mundo, as estruturas do Reino definitivo.

Com alegria, todos estão convidados!

Por Claudivan Sanches Lopes, em nome da comissão organizadora da Peregrinação do Trabalhador.

Peregrinação do Trabalhador

Dia: 01 de Maio de 2016

Tema: Nenhuma Família sem casa, nenhum camponês sem terra e nenhum trabalhador sem direitos.

Lema : “O trabalhador (a) tem direito a seu salário” (Lc 10,7b)

Dia 25/04 – Palestra às 20h no auditório do Colégio Santo Inácio.

Dia 26/04 – Mesa Redonda – Tema: Misericórdia e Justiça no mundo do trabalho às 20h no auditório do Colégio Santo Inácio.

Dia 01/05 – Peregrinação do Trabalhador

Concentração às 16h da Praça Regente Feijó, s/n – Vila Operária, Maringá – PR, (em frente ao centro esportivo)

Caminhada até a paróquia São José Operário