Maringá participa de Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais

02 de Junho de 2016

Maringá participa de Encontro de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais

De 30 de maio a 02 de junho de 2016, na cidade de Palmas (TO), a Comissão Nacional dos Diáconos promove mais uma edição do Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais. A proposta deste ano contempla o tema “A missão do Diácono numa Igreja em saída” com o lema “Ide, evangelizai”.

Representando a Arquidiocese de Maringá estão presentes no evento os diáconos Bento Chinaglia (da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe), Jones Soares (Paróquia Santa Maria Goretti) e padre Júlio Antônio da Silva (Assessor dos diáconos e da Escola Diaconal da Arquidiocese de Maringá).

Mais de 100 pessoas, entre diáconos, presbíteros e bispos, estão empenhados na reflexão em vista do fortalecimento das escolas diaconais nas dioceses brasileiras.

O ministério do diaconado

O diaconado é uma vocação ministerial, seu nome vem do termo ‘diaconia’ que significa serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia. Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconado transitório é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados padres. O diácono permanente (que pode ser casado ou não) é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos.

Com informações do Portal A12

Visite também http://www.cnd.org.br/