Artigo de dom Anuar Battisti: Solenidade de Nossa Senhora da Glória

12 de Agosto de 2016

Artigo de dom Anuar Battisti: Solenidade de Nossa Senhora da Glória

Segunda-feira (15) celebramos o dia da Padroeira da Arquidiocese, do município e da Catedral de Maringá. Uma solenidade religiosa que recorda a Assunção de Nossa Senhora ao céu. O papa Francisco ao falar desta festa diz: “Em união com toda a Igreja, celebramos a Assunção de Nossa Senhora, em corpo e alma, à glória do Paraíso. A Assunção de Maria mostra-nos o nosso destino como filhos adotivos de Deus e membros do Corpo de Cristo: como Maria, nossa Mãe, somos chamados a participar plenamente na vitória do Senhor sobre o pecado e a morte e a reinar com Ele no seu Reino eterno. Esta é a nossa vocação”.

Essa solenidade se reveste de um sentido todo especial, porque iniciamos as comemorações dos 60 anos da instalação da nossa Arquidiocese. Uma história feita por muitas pessoas que desde o início deram a vida para que hoje pudéssemos colher frutos de amor, esperança, solidariedade e compromisso na construção do Reino de Deus.  Dia 15 de agosto, o primeiro ato desta festa será às 7h, na Catedral, celebrando o Ofício de Nossa Senhora, com cânticos e salmos.

Às 9h o passeio ciclístico com as famílias, marcando um belo encontro, durante a Semana Nacional da Família. Às 17h celebração na Praça da Catedral com santa missa,  coroação de Nossa Senhora e a recepção da magem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

De 15 de agosto de 2016 a 15 de agosto de 2017, a imagem peregrina vai visitar as 56 paróquias da Arquidiocese, peregrinando nas escolas, hospitais, entidades sociais, doentes em casa, enfim, vai ao encontro dos filhos levada pela juventude.

No projeto “Rota 300”, do Santuário Nacional de Aparecida, os jovens foram convidados para a caminha com Maria, evangelizando os jovens. Para marcar esse caminho de fé, a juventude preparou um manto de 56 retalhos de pano, representando todas as paróquias, escrevendo ali, os seus sonhos, o que mais os jovens carregam no coração.

Lendo, encontrei um dos sonhos mais sonhados: “a família”. A visita da Mãe Aparecida vai ser o marco principal do Jubileu de nossa Igreja Arquidiocesana. Será também o momento lindo de preparação para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba em São Paulo.

O grande objetivo de toda essa solenidade é resgatar o sentido profundo de nossa filiação divina. Dizia o papa: “Possam os cristãos ser uma força generosa de renovação espiritual em todas as esferas da sociedade; combatam o fascínio do materialismo que sufoca os autênticos valores espirituais e culturais e também o espírito de desenfreada competição que gera egoísmo e conflitos; rejeitem modelos econômicos desumanos que criam novas formas de pobreza e marginalizam os trabalhadores, bem como a cultura da morte que desvaloriza a imagem de Deus, o Deus da vida, e viola a dignidade de cada homem, mulher e criança”.

“Na festa da Assunção de 2014 o papa Francisco disse: “Ao celebrar esta festa, unimo-nos a toda a Igreja espalhada pelo mundo e olhamos para Maria como Mãe da nossa esperança. O seu cântico de louvor lembra-nos que Deus nunca esquece as suas promessas de misericórdia (cf. Lc 1, 54-55). Maria é a cheia de graça, porque ‘acreditou no cumprimento daquilo que o Senhor lhe dissera’ (Lc 1, 45). N’Ela, todas as promessas divinas se demonstraram verdadeiras. Entronizada na glória, mostra-nos que a nossa esperança é real e que, já desde agora, esta esperança se estende, ‘como uma âncora segura e firme para as nossas vidas’ (Heb 6, 19), até onde Cristo está sentado na glória”. Nossa Senhora da Glória rogai por nós, pela nossa Igreja e por todas as famílias.

Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá-PR