Sexta-feira, dia 07: Ordenação diaconal de Wilson Augusto Postai

06 de Outubro de 2016

Sexta-feira, dia 07: Ordenação diaconal de Wilson Augusto Postai

A Arquidiocese de Maringá convida para a ordenação diaconal de Wilson Augusto Postai. A santa missa, presidida pelo arcebispo dom Anuar Battisti, será celebrada nessa sexta-feira, dia 07 de outubro de 2016, às 20h na paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu em Maringá.

A ordem do diaconado, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros.

Wilson Augusto Postai será diácono permanente. Ele é casado, pai de três filhos e trabalha como administrador de TI (tecnologia da informação).

Com esta ordenação, a Arquidiocese de Maringá passará a ter 61 diáconos permanentes.

O diácono permanente é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos.

Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os presbíteros na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.” (Catecismo da Igreja Católica, 1570)

Um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar.

Porém, não pode, ao contrário do presbítero, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos.

Com informações de http://pt.aleteia.org/