GEAC e paróquia São Mateus Apóstolo promovem mutirão de limpeza em fundo de vale


Data da Postagem: 08 de Fevereiro de 2017

Evento será realizado pela terceira vez e contempla ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente

O Grupo de Estudos e Ações Comunitárias (GEAC) e a paróquia São Mateus Apóstolo realizarão no próximo domingo (12) a terceira etapa do projeto Limpeza dos Fundos de Vale daquela região. O objetivo é minimizar os despejos irregulares de lixo nestes locais, conscientizando a comunidade e fazendo também um apelo ao poder público para que ofereça opções de descarte para a população.

A atividade terá início às 7h30, com santa missa na rua Rio Madeira, quase esquina com a avenida Jinroku Kubota, próximo ao córrego Osório. Após a celebração haverá uma formação com os participantes e posteriormente a divisão das equipes: uma para realizar a limpeza nas margens do córrego e outra para conscientizar a população local.

“Teremos também recreações com as crianças com o objetivo de sensibilizá-las quanto ao valor do meio ambiente. Aliado a isto também estaremos recolhendo eventuais materiais que os moradores tenham para descartar, os mesmos podem trazer no local de concentração que vamos dar destinação correta a eles”, afirma Solange Marques, representante do GEAC.

Nas outras duas atividades, realizadas em 2016, ao todo foram retirados dos locais 12 caminhões de detritos com a ajuda de mais de 150 pessoas nos serviços de coleta e conscientização da população. O evento deve ocorrer até o meio dia e contar com a colaboração das pastorais e movimentos da paróquia São Mateus Apóstolo.

O GEAC: fundado em 2015 é um grupo formado cristãos para estudar e propor soluções práticas para problemas sociais e políticos, cobrando e acompanhando a resolução por parte do poder público. Os participantes se reúnem mensalmente e mantêm uma parceria com a paróquia São Mateus para desenvolver projetos como limpeza dos Fundos de Vales, sensibilização da importância do descarte correto do lixo e pontos de coleta de pilhas e baterias.

Como prioridades para 2017 o grupo escolheu: continuidade do projeto dos mutirões de limpeza e manter as conquistas do seu efeito; apoiar a paróquia em relação a Campanha da Fraternidade 2017 que terá como tema:“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15); ampliar os pontos de coleta de pilhas e baterias; mapear os conselhos que fazem parte dos bairros da paróquia e acompanhar as reuniões da Câmara Municipal.



Image title