Papa Francisco nomeia padre Bruno Elizeu Versari bispo coadjutor de Campo Mourão


Data da Postagem: 19 de Abril de 2017

O papa Francisco nomeou o padre Bruno Elizeu Versari, da Arquidiocese de Maringá, bispo coadjutor de Campo Mourão-PR. Padre Bruno Elizeu Versari é pároco da paróquia Santa Maria Gorretti em Maringá e diretor da rádio Colméia. A nomeação foi divulgada oficialmente pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira (19). 

Veja aqui como foi a coletiva de imprensa https://www.youtube.com/watch?v=h_Z_2NZk1Ws

Padre Bruno é o quarto padre da Arquidiocese de Maringá nomeado bispo. Os três anteriores foram: dom Vicente Costa (bispo de Jundiaí-SP), dom Edmar Peron (bispo de Paranaguá-PR) e dom Luiz Gonçalves Knupp (bispo de Três Lagoas-MS).

“Neste ano em que nossa arquidiocese completa 60 anos, a nomeação do monsenhor Bruno é um presente para todos nós”, comenta o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.

A missa de ordenação episcopal será dia 25 de junho de 2017 às 17h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória em Maringá. Já a apresentação de dom Bruno Elizeu Versari em Campo Mourão ainda não está agendada.


Coadjutor

Bispo coadjutor é o bispo assistente (auxiliar) de um bispo diocesano, com direito a sucessão. Padre Bruno irá auxiliar dom Javier Delvalle Paredes, atual bispo da diocese de Campo Mourão.

A nomeação dos bispos é realizada após um processo determinado de seleção que varia segundo as regiões e os diversos ritos católicos, mas a aprovação final em todos os casos está sob a decisão do Santo Padre.


Biografia

Padre Bruno nasceu em 30 de maio de 1959 na cidade de Cândido Mota-SP. Filho de Ricardo Ângelo Versari e Maria de Lourdes Fiorotto Versari (in memoriam).

Possui graduação em Filosofia e História pela PUCPR de Curitiba; Teologia pelo Instituto Paulo VI em Londrina PR; Especialização em Educação Especial pela ASSINTEC em Curitiba; Pós graduação em Teologia Bíblica pela PUCPR Maringá e pós graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento pela PUCPR Maringá.

Foi ordenado padre dia 03 de janeiro de 1988 pelo primeiro arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho. Trabalhou nas paróquias Nossa Senhora do Rosário em Floresta-PR, Santa Isabel de Portugal em Maringá e, por duas vezes, na paróquia Santa Maria Goretti, também em Maringá. 

Colaborou com a formação no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória de Maringá entre 1988 a 1990. Ocupou o cargo de Ecônomo da Arquidiocese de Maringá de 2001 a 2009 e foi membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros de 2000 a 2009.

Em 2011 foi designado Vigário Geral da Arquidiocese de Maringá; cargo que ficou à frente até a abril de 2015. Em abril de 2015 foi eleito diretor da rádio Colméia, emissora ligada à Arquidiocese de Maringá.


Image title