De 09 a 11 de junho: Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

30 de Maio de 2017

De 09 a 11 de junho: Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

Com o tema “Formando Discípulas/os Missionárias/os do Senhor para as CEBs em um Mundo Urbanizado!” será realizado de 09 a 11 de junho de 2017 o Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

O seminário terá a assessoria de Celso Pinto Carias, doutor em teologia pela PUC do Rio de Janeiro e assessor nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

O Seminário tem como pano de fundo formação, motivação e orientação para a “Escola de Formação de Lideranças”, que terá início em setembro deste ano de 2017. A “Escola de Formação de Lideranças” foi projeto apresentado pelas CEBs e aprovado em Assembleia arquidiocesana dentro da prioridade “missão” do 24° Plano de Ação Evangelizadora (2017-2021) da Arquidiocese de Maringá. Esta fase da Escola de Formação será em nível arquidiocesano e visa preparar os formadores para atender as paróquias.

No 7° Intereclesial das CEBs do Paraná, realizado em abril de 2016, a Província Eclesiástica de Maringá, quando no momento por província, sentiu também essa necessidade, a Arquidiocese de Maringá, abriu a “Escola de Formação de Lideranças” à província, que é composta além da Arquidiocese de Maringá pelas dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama. As dioceses estão avaliando se irão ou não compor a Escola de Formação de Lideranças junto à Arquidiocese de Maringá.

Como o Seminário é o primeiro passo para a Escola de Formação de Lideranças para CEBs, as pessoas que participarão do Seminário deverão ser as mesmas que vão fazer parte da primeira turma da Escola Formação de Lideranças, para depois atuarem como formadores nas paróquias.

Sendo assim, as pessoas enviadas pelas paróquias devem possuir o requisito de boa capacidade de comunicação em contexto de grupo, de modo a reforçar a empatia entre os participantes e os objetivos da formação, qualidade essa fundamental para ser um formador. Lembrando que estamos falando em formadores para formarem nossas comunidades, portanto, é importante que as pessoas sejam inseridas na caminhada ou que estão “abertas” a acolher a mística das CEBs.

Entendendo “Escola de Formação de Lideranças”

A Arquidiocese de Maringá, na sua opção por ser uma Igreja em CEBs e Rede de comunidades tem avançado nos últimos anos na iniciação da vida cristã. Constituindo também a Escola Bíblico Teológica, ajudando muitas cristãs e cristãos a sentirem-se seguros na fé e atentos aos diversos desafios da vida cristã. Mas sente-se uma lacuna quanto ao processo formativo que os prepare para desempenhar funções de serviço à CEBs, muitos sentem-se despreparados e inseguros quanto à organização de uma reunião de CPC, ao método ver-julgar-agir-celebrar; à condução de um encontro de grupo de reflexão, de uma celebração, benção  e oração nas casas, da leitura orante da Palavra, de uma abordagem evangelizadora; a organização de ações e projetos para atender as diversas demandas das comunidades. E sente-se muito mais inseguros quanto à participação na sociedade, nos seus diversos espaços de militância em favor da sociedade justa e fraterna.

Com a Escola de Formação de Lideranças, serão formadas equipes de assessoria e formação para CEBs. Esta equipe revisa as experiências que já existem, estuda e define um processo didático, contendo material, dinâmicas e oficinas, orações, celebrações e retiros para ser aplicado nas paróquias que desejam constituir ou fortalecer as CEBs.

A Escola de Formação de Lideranças contemplará dois núcleos: 1) A Igreja ad intra e  2) A Igreja ad extra.

1) Ad intra: Formação bíblico/doutrinal: Que Deus, Que Ser Humano,  Que Igreja; metodologia e prática de evangelização e aprofundamento da fé: Coordenar; Animar; Acompanhar... a ação da Igreja.

2) Ad extra: Doutrina Social da Igreja: Políticas Públicas e Conselhos; Movimentos Sociais e Populares, Associações e Cooperativas, Partidos Políticos e outros.

Seminário das CEBs

Tema: Formando Discípulas/os Missionárias/os do Senhor para as CEBs em um Mundo Urbanizado!

Data: 9 a 11 de junho

Inicio às 19h no dia 09 e encerramento às 13h30 do dia 11

Local: Paróquia São Francisco de Assis – cidade de Maringá

Lucimar Moreira Bueno (LUCIA)