Ícones do 14° Intereclesial das CEBs percorrem a Arquidiocese de Maringá

22 de Junho de 2017

Ícones do 14° Intereclesial das CEBs percorrem a Arquidiocese de Maringá

De 10 a 23 de junho as regiões pastorais da Arquidiocese de Maringá recebem os ícones do 14º Intereclesial das CEBs Nacional: Cruz, imagem de Nossa Senhora do Rocio e o banner do evento. A peregrinação dos ícones está sendo coordenada pelas Comunidades Eclesiais de Base do Regional Sul II da CNBB.

O momento nas regiões pastorais acontece com a missa celebrada pelo assessor das CEBs da Arquidiocese de Maringá, padre Genivaldo Ubinge. A liturgia é de responsabilidade da paróquia que acolhe a celebração e tem sido expressão da mística das CEBs trazendo presente os desafios e sonhos do mundo urbanizado.

A cruz foi esculpida em madeira de cedro, que é símbolo da resistência, muito utilizada nas cruzes das comunidades e nas romarias do Paraná. Nela foram esculpidos alguns símbolos do estado do Paraná e das CEBs:

-  A catedral de Londrina, cidade que acolherá o 14° Iintereclesial das CEBs Nacional.

-  O trem das CEBs com os 14 vagões que representam os 14 intereclesiais.

-  Vila Velha, parque arqueológico estadual.

-  A Taça de Pedra, um dos principais símbolos regionais.

- A Gralha Azul, ave que faz o trabalhoso plantio de sementes dos pinheiros de araucária.

- As Cataratas do Iguaçu, ponto turístico muito conhecido e visitado do Brasil.

- E ao pé da Cruz, a realidade urbana que se encontra no cartaz e que motiva toda a reflexão do 14° Intereclesial das CEBs Nacional.

O 14° Intereclesial das CEBs Nacional será realizado de 23 a 27 de janeiro de 2018 na cidade de Londrina com o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).