Paróquia São Mateus Apóstolo e GEAC lançam livro “Geaquinho e os fundos de vales”

26 de Setembro de 2017

A paróquia São Mateus Apóstolo, em parceria com o Grupo de Estudos e Ações Comunitárias (GEAC), irá lançar na próxima terça-feira (03), em um coquetel no Teatro Calil Haddad às 20h, o livro infantil Geaquinho e os fundos de vales. Uma história ilustrativa que tem por objetivo levar a conscientização ambiental às crianças das escolas municipais.

A ideia surgiu por meio do projeto de Mutirão de Limpeza nos Fundos de Vale, que teve início na Campanha da Fraternidade de 2016: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Ao todo foram quatro coletas de resíduos que renderam muita integração e participação da comunidade. Cada mutirão contou com aproximadamente 150 pessoas. Vinte caminhões de entulhos foram retirados dos Fundos de Vale.

Esse trabalho incentivou a criação de um livro infantil, a partir das fotos dos mutirões, onde cada imagem selecionada foi transformada em ilustração e história com recursos lúdicos e educacionais.

A historinha infantil faz clara menção aos cuidados que a sociedade deve ter com o meio ambiente, a fim de evitar problemas ainda maiores para as futuras gerações.

O objetivo é levar este livro para as crianças das escolas municipais de Maringá, acompanhado de encenações, com a presença do mascote e personagem principal do livro: o Geaquinho.

A obra literária visa contribuir com a conscientização das crianças e chamar também a atenção do poder público para propiciar um local correto para o descarte de entulhos.

“É com grande alegria que podemos anunciar a criação de mais este projeto, que faz parte da busca pela conscientização do poder público e da própria população em relação a este problema. Sabemos que o lixo nos Fundos de Vale não é somente um problema de nossa comunidade. Após iniciarmos as medidas práticas de educação, por meio das coletas, agora nosso foco chegará às escolas, por meio deste livro”, afirma uma das coordenadoras do GEAC, Solange Marques.