Como mudar o Brasil? Os 4 princípios da Doutrina Social da Igreja Católica

17 de Janeiro de 2018

Como mudar o Brasil? Os 4 princípios da Doutrina Social da Igreja Católica

Você também acha que o Brasil precisa mudar, mas não tem ideia de por onde começar ou o do que você pode fazer para contribuir com esse país que amamos tanto?

É pensando nisso que, em 2018, aqui no Santuário Nacional temos o projeto Eu sou o Brasil Ético, uma campanha de cidadania que busca conscientizar e resgatar a ética e os valores do povo brasileiro.

E nós, Jovens de Maria, vamos fazer isso por meio do estudo do DOCAT, a Doutrina Social da Igreja Católica para a juventude que, segundo o Papa Francisco, é um manual de instruções que responde a pergunta: “como devo agir?” à luz do Evangelho.

Pra entender então o que a Igreja Católica tem a dizer sobre as questões sociais e a maneira de agir em sociedade, queremos começar com os quatro princípios básicos da Doutrina Social:

1-Dignidade da pessoa (personalidade)

Cada ser humano é único, irrepetível, e por isso tem um valor incomparável. Com o termo “pessoa”, a Igreja quer dizer que cada ser humano possui uma dignidade que não pode ser violada; que o homem é capaz de conhecer a si mesmo, refletir sobre si, ter liberdade nas suas decisões e se relacionar com os outros.

“Isto mostra-nos que dignidade o homem tem e como é importante tomá-lo muito seriamente como pessoa e tratá-lo com maior respeito. Esta exigência vale também para os sistemas políticos e para as instituições. Elas não devem só respeitar a liberdade e a dignidade da pessoa. Elas devem contribuir para um desenvolvimento abrangente de cada pessoa” (DOCAT, 55).

*Leia mais nas perguntas 47 e 55 no DOCAT

2-Bem Comum

O conceito de “personalidade”, ou seja, dizer que cada ser humano precisa ser respeitado na sua própria dignidade, não fere, no entanto, este segundo princípio. Pelo contrário, por Bem Comum entende-se como um “conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada um dos seus membros, atingir mais plena e facilmente a própria perfeição”.

Para Igreja, a finalidade de cada pessoa é realizar o bem, e da sociedade, por sua vez, é conquistar o bem comum, de maneira mais prática são necessárias “condições básicas de uma ordem estatal que funcione como é próprio de um Estado de direito. Depois deve cuidar da preservação das condições naturais da vida. Dentro deste quadro, há o direito de cada pessoa à formação. Deve haver também liberdade de opinião, de reunião e de religião”.

3-Subsidiariedade

Neste princípio, cada atividade da sociedade é confiada primeiramente a grupos pequenos. Mas, quando estes precisam de ajuda, a instância superior deve oferecer este auxílio.

"Por exemplo, quando uma família tem problemas, o Estado só pode intervir se a família ou os pais são impotentes para encontrar a solução. Este princípio deve fortalecer a liberdade dos indivíduos, dos grupos e das associações e impedir o excesso de centralização. A iniciativa individual deve ser fortalecida, porque poder ajudar-se a si mesmo representa componente significativo da dignidade da pessoa".

4-Solidariedade

Segundo o DOCAT (100), “o princípio da solidariedade exprime a dimensão social da pessoa. Ninguém pode viver apenas para si; é sempre dependente dos outros, e não apenas para experimentar uma ajuda prática, mas também para ter um interlocutor e poder crescer e desenvolver plenamente a sua personalidade através do debate de ideias, de argumentos, de necessidades e de desejos”.

A gente começa a mudar o Brasil, mudando a nossa própria mentalidade e conceitos. Que tal procurar aplicar estes princípios no dia a dia de nossa vida? Pra te ajudar a refletir melhor, a partir de hoje, em todo mês, você vai encontrar conteúdos no Jovens de Maria sobre o DOCAT e a campanha Eu sou o Brasil Ético. Acompanhe com a gente e juntos, vamos mudar o Brasil!

Por A12.com