01 de Março de 2019

"Lançamento da Campanha da Fraternidade será na sede do Observatório Social de Maringá"

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 na Arquidiocese de Maringá será realizado na Quarta-feira de Cinzas, 06 de março, às 9h na sede do Observatório Social de Maringá (ACIM) - Auditório Ângelo Planas.

Este ano o tema da CF é “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

A sede do Observatório Social de Maringá será o local para o lançamento da campanha pois o trabalho realizado pelo Observatório ganhou destaque no texto-base da CF 2019.

O texto-base, nas páginas 93 e 94, apresenta o trabalho do Observatório Social de Maringá como “exemplo da participação, da cidadania e do bem comum (...). O Observatório é pioneiro no controle da legalidade do gasto público. Uma equipe contratada e dezenas de voluntários acompanham editais, análise de processos e a entrega dos serviços contratados. Tudo com rigor técnico”.

Na opinião da presidente do Observatório, Giuliana Lenza, a Campanha da Fraternidade auxiliará na divulgação do trabalho. “Para nós, é uma honra. Temos por missão principal promover a maior participação do cidadão na gestão pública e fazemos isso divulgando os resultados desse trabalho e mostrando que é possível ao cidadão colaborar com a gestão pública. Uma divulgação desse porte, que chega a todos os municípios e a vilarejos no Brasil, leva o exemplo do trabalho, inspira pessoas e multiplica essa ideia”, explica, acrescentando que inspirado na experiência de Maringá, há mais de cem observatórios em todo o país.