23 de Outubro de 2017

"Jovens, não tenham medo do Espírito Santo"

Jovens, não tenham medo do Espírito Santo

Nesse domingo (22) a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude.  Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2017, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB relacionou as temáticas à defesa da vida e da terra, sendo esta a “casa comum”, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si. O tema escolhido: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra” e o lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).

Em carta dirigida aos jovens em janeiro deste ano, como documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre as vocações, a ser realizado em outubro de 2018 sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, logo na apresentação o Papa diz: “Não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas”. No Brasil esse dia é uma oportunidade de reunir as mais diversas expressões de evangelização de juventude para um clamor em vista da unidade, tratando de um tema que diz respeito a todos. O campo juvenil brasileiro está minado das mais variadas experiências de evangelização dos jovens em suas várias etapas de amadurecimento.

No documento preparatório do Sínodo, o Papa manifesta a  alegria de realizar essa comunhão eclesial tendo os jovens como protagonistas. Ele afirma: “Eu quis que vocês estivessem no centro das atenções, porque trago vocês no meu coração”. Essas palavras manifestam o carinho, o amor do pastor por suas ovelhas mais jovens, mais abertas e corajosas nas transformações e buscas de um mundo mais justo, fraterno e solidário. E como indicação primeira, Francisco mostra a exigência de sair de suas bases cômodas e seguras para assumir um caminho novo, alcançar uma terra que o Senhor vai mostrar. Então o Papa recorda:  “Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: ‘Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!’ (Gn 12, 1). Hoje estas palavras são dirigidas também a vocês jovens! São palavras de um Pai que vos convida a ‘sair’ a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro daquele  que acompanha vocês. Convido todos vocês a ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo.

O Papa recorda que no caminho temos tropeços e quedas: “Desejo recordar a todos vocês as palavras que certo dia Jesus dirigiu aos discípulos, que lhe perguntavam: ‘Rabi, onde moras?’. Ele respondeu: ‘Vinde e vede!’ (cf. Jo 1, 38-39). Jesus dirige o seu olhar também a vocês, convidando a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a colocar-se à caminho? Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento deem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa. Isto será possível na medida em que, inclusive através do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vida de vocês. Mesmo quando o caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer.

Neste DNJ, quero dizer a você jovem, que Deus te ama infinitamente. Nunca se afaste de Deus. Há uma música do Thiago Brado, que compartilho a letra como você jovem, para você sentir um pouco do grande amor de Cristo que há por você: “Vim até aqui derramar o meu passado em Ti. Vim banhar os pés que andaram por aí, sem carinho receber. Hoje estou aqui, não porque mereço, eu sei; pois Tu sabes por onde eu andei. Conheces bem o meu perfume. Mas Tu sabes também que o meu choro é sincero, porém, não tenho nada a oferecer, meu Senhor, mas te dou a minha vida. É tudo que tenho. Recebe o meu nada. Refaz a morada. Habita em mim. Me pega em Teu colo. Me acalma em Teu peito. Sou Teu, sou eleito, e a minha essência é exalar Teu cheiro” (Thiago Brado). Feliz Dia Nacional da Juventude!

Dom Anuar Battisti