27 de Dezembro de 2017

"Alegria e Paz em seu coração"

Nem sempre podemos viver em plena alegria, meio aos momentos tristes e dolorosos da vida humana. Somos frágeis e limitados, não temos nenhuma varinha mágica para resolver os problemas sozinhos, ou até mesmo fantasiar as situações do cotidiano. Porém temos a certeza que cada dia podemos recomeçar sem medo, sem falsos temores, sem angústias de acertar tudo, de fazer tudo.

Essa oportunidade de poder enxergar longe, de olhar a vida em grandes horizontes, sem se perder nos tropeços, nos fracassos, nos passos falsos da vida, é reanimada no Natal. Isso graças ao nosso Deus, tão divino e tão humano, que nos faz capazes de acreditar além das aparências, e viver os momentos mais difíceis, acreditando no impossível. Nosso Deus é o Deus do impossível.

Durante a preparação para o Natal, o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens, de maneira especial aos jovens peruanos, preparando assim a sua visita no próximo mês de janeiro. O primeiro pensamento do Papa foi encorajar os jovens para “encontrar Jesus” e a ter alegria e paz em seu coração, pedindo a Jesus que venha. “Jesus é a nossa sabedoria, não é estudar e sim ter sentimentos cristãos no coração”.

Esse deve ser o caminho de todos nós, encontrar Jesus e se apaixonar por Ele. Não existe maior alegria do que ter como único caminho, única verdade, única vida, Jesus, que nasce e renasce a cada dia em nós e no meio de nós. Infelizmente  as coisas tomaram os nossos sentimentos, os nossos desejos, as nossas atenções, que perdemos de vista o sentido profundo desse encontro de Deus com a nossa Humanidade.

Quando que vamos realmente celebrar a presença humana e divina de Deus entre nós? Vejo que nestes dias muitos gestos de solidariedade estão acontecendo com os mais pobres, com as crianças, com os excluídos, com os migrantes, enfim com os irmãos mais necessitados. Isso é maravilhoso, isso marca um tempo diferente, um tempo que passa e deixa um testemunho para as gerações futuras. Essa deveria ser a característica de todo o povo de Deus, a começar com os nossos líderes.

Dai-nos o pão nosso de cada dia, dai-nos hoje, agora, pois a vida só se sustenta quando posso ter a certeza de que o amanhã depende do hoje. Como viver e trabalhar com alegria e satisfação se hoje vivo para pagar o dia de ontem? Viver com dignidade é o caminho de todo o ser humano. Infelizmente vemos poucos cada vez mais ricos e poderosos, e muitos cada vez mais pobres e excluídos. Esse é o mundo que Deus não quer. Não foi  para isso que o Filho de Deus se fez carne. Não foi para esse tipo de sociedade que aconteceu o encontro de Deus com o ser humano.

Esse é ainda o tempo do encontro; não podemos perder a esperança. Ainda é tempo de promover  encontros verdadeiros entre os que amamos e não amamos muito, só assim experimentaremos alegria e gosto de viver. Nada substitui um bom relacionamento, construído na verdade e no amor sincero. Isso é Natal da alegria e da paz. Não vamos deixar para o ano que vem. Natal é agora. Abra o teu coração e diga para quem está do teu lado: Eu te amo, eu te quero bem! Feliz Natal!

Dom Anuar Battisti