Reflexão litúrgica: Quinta-feira, 22/09/2022, 25ª Semana do Tempo Comum

19 de Setembro de 2022

"Reflexão litúrgica: Quinta-feira, 22/09/2022, 25ª Semana do Tempo Comum"

O sentido da vida e da verdadeira felicidade está em Deus

Na Liturgia desta quinta-feira, 25ª Semana do Tempo Comum, vemos na 1a Leitura (Ecl 1,2-11), que o mais importante para o ser humano é viver bem, com segurança, paz, isto é, viver feliz; mas viver feliz é, também, poder usufruir dos frutos do trabalho. No séc. IV a.C., a Palestina era colônia do Império Grego que explorava o povo em todos os sentidos: culturais, religiosos, econômicos etc. Em meio a este contexto, o autor busca dar um sentido para a vida. É um livro crítico desta realidade, pois, neste sistema, as pessoas são robôs, peças de engrenagem que os devoram.  Examinando a situação em que o povo vive, a conclusão é que tudo é frágil e passageiro e, neste sentido, o perigo seria perder o sentido das coisas. Se a vida é isso, monótona, o sentido seria só trabalho, dinheiro, padecer e morrer, ou, em outras palavras, levar vida instintiva: comer, beber, reproduzir-se e morrer. Vendo a realidade da situação insuportável em que viviam as pessoas, o autor questiona se tudo isso tem sentido: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade". Então, ele aponta a direção de onde está a verdadeira felicidade: em Deus.

No Evangelho (Lc 9,7-9), vemos que a palavra e ação de Jesus deixam o povo e as autoridades sem saber o que pensar. É que a presença dele força todo mundo a se perguntar: “Quem é esse homem?” Herodes fica perplexo: ele mandou matar João Batista, e agora aparece outro. Herodes procurava ver Jesus, que lhe era apresentado como um homem singular, porém lhe faltava a intenção de nele reconhecer a missão de profeta. O encontro de Jesus e Herodes acontecerá na paixão.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR