Reflexão litúrgica: terça-feira, 25/07/2023 – 16ª Semana do Tempo Comum, Festa de São Tiago Maior, Apóstolo

24 de Julho de 2023

"Reflexão litúrgica: terça-feira, 25/07/2023 – 16ª Semana do Tempo Comum, Festa de São Tiago Maior, Apóstolo"

ABANDONEMO-NOS NAS MÃOS DE DEUS COM RENOVADA CONFIANÇA E SINGULAR ESPERANÇA 

Na Liturgia desta terça-feira, Festa de São Tiago Maior, Apóstolo, vemos na 1ª Leitura (2Cor 4,7-15) que o apóstolo Paulo acentua os grandes contrastes entre a missão e os instrumentos escolhidos por Deus para realizá-la. Na fraqueza, na tribulação, na perseguição e no martírio, o cristão anuncia o mistério de morte do Cristo e, ao mesmo tempo, anuncia em seu ser, co-sofredor com Cristo, que a força de Deus e a vida de Cristo operam nele. A cruz de Cristo manifesta seu mistério de loucura e sabedoria não só numa rememoração histórica, mas na vida do cristão. 

No Evangelho (Mt 20,20-28), o pedido da mãe de Tiago e João, e depois a reação dos outros dez, mostram claramente que eles ainda estão longe de aderir a Jesus e a seu projeto: a preocupação deles e com o poder e os privilégios que Jesus lhes poderia conferir. Esta é a oportunidade para Jesus esclarecer o sentido de sua presença no meio da humanidade, e para deixar claro que a comunidade que o segue não pode reproduzir os esquemas de violência e dominação utilizados pelos poderosos. Sua marca tem de ser o serviço desinteressado aos outros. 

Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas a qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. 


São Tiago Maior, Apóstolo 

Tiago, dito o maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão mais velho de João, o evangelista, com quem foi chamado entre os primeiros discípulos de Jesus e foi solícito em segui-lo. Pronto e impetuoso de caráter, figura entre os prediletos do Mestre. Participou de vários momentos importantes da vida de Jesus, também visou com ambição aos primeiros postos no reino, garantindo estar pronto para tudo, suscitou a reação dos demais apóstolos e a advertência de Jesus no sentido de outro primado, o do serviço e do martírio. A profecia que então Jesus lhe fez, prenunciando que haveria de beber com ele o cálice do sacrifício, realizou-se plenamente ao ser Tiago o primeiro dentre os apóstolos a dar o sangue pelo Senhor, tendo sido decapitado por Herodes Agripa I, durante as festas pascais nos anos 42-43 (At 12,1-2). Segundo uma antiga tradição, teria sido o evangelizador da Espanha. A partir do século IX, são Tiago teve um culto extraordinário em Compostela, Espanha, a qual o teve como protetor de sua fé e liberdade contra os mouros. Esse santuário tornou-se para a Europa um dos maiores lugares de peregrinação na Idade Média e até hoje.  


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR