Reflexão litúrgica: quinta-feira, 24/08/2023, Festa de São Bartolomeu, Apóstolo – 20ª Semana do Tempo Comum

23 de Agosto de 2023

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 24/08/2023, Festa de São Bartolomeu, Apóstolo – 20ª Semana do Tempo Comum"

A SOCIEDADE IDEAL COMEÇA AQUI, NÃO É ESPERAR SÓ PARA A VIDA FUTURA 

Na Liturgia desta quarta-feira da XX Semana do Tempo Comum, a 1ª Leitura (Ap 21,9b-14), faz uma linda descrição da Morada de Deus, a nova Jerusalém, onde viveremos a vida definitiva no seio da Trindade. A sociedade ideal começa aqui, não é esperar só para a vida futura. 

No Evangelho (Jo 1,45-51), vemos que mais dois discípulos se juntam ao grupo de Jesus: inicialmente Felipe, que apresenta Jesus a Natanael. Este manifesta preconceito por causa das origens de Jesus, que vem de Nazaré. Mas Felipe garante que é dele que falam as escrituras judaicas. Assim, ao final Jesus já é visto como aquele que tem origem divina: é o Cordeiro de Deus, seu Filho, o Messias, e aquele a quem se referem os textos sagrados. Jesus se refere ao sonho de Jacó para se apresentar como a ligação entre Deus e a humanidade. 


São Bartolomeu, Apóstolo 

O Evangelista São João não menciona o nome de São Bartolomeu, mas em lugar dele, coloca duas vezes o nome de Natanael, amigo de Felipe, os biblistas em geral identificam Natanael como Bartolomeu, o pescador das margens de Tiberíades, ou como disse Jesus: “Um israelita em quem não há fingimento”. Talvez tenha trabalhado na Ásia Menor e chegado até a Índia, como diz uma tradição antiga. Essa mesma tradição faz supor que morreu decapitado, portanto, mártir da fé. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR