Reflexão litúrgica: quinta-feira, 14/03/2024 – 4ª Semana da Quaresma

13 de Março de 2024

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 14/03/2024 – 4ª Semana da Quaresma"

MOISÉS LIDERA UM POVO DE CABEÇA DURA, MAS NÃO SE IGUALA NA HIPOCRISIA, NÃO REGRIDE NA FÉ, MAS, TAMBÉM NÃO FICA FURIOSO, MANTÉM-SE SERENO E COM MISERICÓRDIA 

Na Liturgia desta quinta-feira, IV Semana da Quaresma, vemos aqui na 1ª Leitura (Ex 32,7-14), que a intercessão de Moisés obtém a misericórdia de Deus para com o povo infiel: “E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo”. A intercessão de Moisés prefigura a de Cristo, que se fez solidário com os pecadores, ele intercede por nós junto do Pai. 

Vemos, neste texto, que a oração é um diálogo em que se descobre a vontade de Deus e se eleva o clamor humano. Vemos, também, que o projeto ideal de vida e libertação se depara com os obstáculos: “povo de cabeça dura”, que facilmente se deixa corromper por ídolos que levam ao fracasso e à morte. Aqui percebemos a perspicácia do líder que não se iguala na hipocrisia, não regride na fé, mas também não fica furioso, mantém-se sereno e com misericórdia, pois compreende que esta é a realidade de um povo que ainda precisará de muita formação para deixar de ser manipulado pelos ídolos e, então, entrar na “terra prometida”. Resta saber quantos desistiram do mal que os absorviam e se acolheram as orientações do líder Moisés. 

No Evangelho (Jo 5,31-47), Jesus apresenta as três testemunhas que confirmam sua missão divina: Sua ação em favor da vida e da liberdade; o testemunho de João Batista, que o apresenta como o Salvador; as Escrituras, que anunciavam o que Ele agora realiza. É preciso acreditar, somente Nele temos a vida eterna. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR  

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR