Reflexão litúrgica: Terça-feira, 25/06/2024 – XII Semana do Tempo Comum

24 de Junho de 2024

"Reflexão litúrgica: Terça-feira, 25/06/2024 – XII Semana do Tempo Comum"

REGRA DE OURO: “TUDO O QUE QUISERDES QUE OS OUTROS VOS FAÇAM, FAZEI-O TAMBÉM VÓS A ELES” (Mt 7,12) 

Na Liturgia desta terça-feira da XII Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36), que em 701 a.C., Senaquerib invade a Judéia e está para cercar Jerusalém. O porta-voz do exército assírio propõe rendição. A narrativa apresenta-se como desafio a Javé, Deus de Israel, fazendo um confronto das forças humanas e idolatrias com a fé e com o único Deus vivo. O profeta, que afirma a confiança em Deus acima de todas as alianças humanas, responde: “Não tenham medo, Deus tem o controle de todas as coisas”. 

No Evangelho (Mt 7,6.12-14), sabemos que no tempo de Jesus, “Lei e Profetas” indicava todo o Antigo Testamento. Esta regra de ouro: “tudo o que quiserdes que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”, nos convida a ter para com os outros a mesma preocupação que temos espontaneamente para conosco mesmos, princípio simples, que, porém, exige de nós constante empenho. Não se trata de visão calculista, dar para receber, mas de compreensão do que seja o amor do Pai. 

O texto também nos fala da prudência, isto é, do necessário discernimento na dispensação das coisas santas, vale dizer, a Palavra de Deus exige ser acolhida por um coração disponível. Tanto a opção fundamental pelo Reino e sua justiça, entrar pela porta estreita, como continuar nessa busca fundamental (caminho), não são fáceis. A escolha verdadeira nunca será feita pelos indecisos e acomodados. Estes ficam relutando, ou escolhem a estrada mais larga proposta pelos ídolos.  


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR