Reflexão litúrgica: Segunda-feira, 09/09/2024 – XXIII Semana do Tempo Comum

08 de Setembro de 2024

"Reflexão litúrgica: Segunda-feira, 09/09/2024 – XXIII Semana do Tempo Comum"

A MISSÃO DO CRISTÃO É ACOLHER AS PESSOAS, COM A SENSIBILIDADE DO CORAÇÃO 

Na Liturgia desta segunda-feira da XXIII Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (1Cor 5,1-8), que o apóstolo Paulo recrimina um comportamento que nem mesmo a lei judaica e o direito romano tolerariam. “Entregar a Satanás” significa expulsar da comunidade. Desse modo, o imoral tomará consciência de sua culpa e poderá arrepender-se; assim a comunidade se livrará do mau exemplo que provocaria contágios. Ele não deseja que a comunidade seja uma espécie de gueto no mundo; trata-se de viver no mundo sem estar comprometido com o mundo. 

No Evangelho (Lc 6,6-11), vemos que para Jesus a vida humana está acima de qualquer lei ou estrutura. Jesus reage com indignação e tristeza diante dos que resistem ao seu ensinamento e a sua prática, então mostra até onde vai sua exigência de que a lei do sábado esteja a serviço da vida. Mais ainda: ao trazer o doente para o centro e curá-lo, indica mais uma vez sua opção pelos desprezados, e a reviravolta que produz diante dos esquemas mentais e sociais que diziam como a religião e demais instituições deveriam agir. Diante disso, os grupos dominantes precisam destruir essa novidade que os ameaça em seu poder e decretam uma sentença de morte; até os partidos que eram inimigos entre si reúnem-se para planejar a morte desse profeta: afinal, ele está destruindo a ideia de religião e sociedade que eles tinham. 

Hoje, nós cristãos celebramos o Dia do Senhor num domingo, porque foi num domingo que Cristo venceu todas as forças do mal e ressuscitou. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR