Reflexão litúrgica: Quinta-feira, 09/10/2025, XXVII Semana do Tempo Comum

08 de Outubro de 2025

"Reflexão litúrgica: Quinta-feira, 09/10/2025, XXVII Semana do Tempo Comum"

INSISTIR NA ORAÇÃO PERSEVERANTE E CONFIANTE: O PAI NOS DARÁ O ESPÍRITO SANTO 

Na Liturgia desta quinta-feira, 27ª Semana do Tempo Comum, vemos na 1ª Leitura (Ml 3,13-20a), que após a volta do exílio, o povo de Israel encontra uma realidade devastadora e cheia de desilusão. As pessoas ficam desanimadas e já não sonham com um mundo melhor, de paz, de justiça e bem-estar. Malaquias não pretende incutir medo, falando do ‘fim do mundo’, mas dirige palavras de conforto e esperança, dizendo que Deus não abandona o seu povo, vai intervir na história, destruir o mal e fazer triunfar o bem, a justiça e a verdade. 

Um dos grandes problemas para o povo fiel era ver que os opressores e exploradores, mesmo prejudicando outros, levavam sempre a melhor e ainda eram respeitados. A prosperidade dos ímpios sempre foi escândalo e tentação para os justos. Não conviria ser como eles? Malaquias responde que Deus fará justiça e, no dia do juízo, haverá, para os ímpios, a condenação e, para os justos, se levantará o sol de justiça, assim perceberão que eles são os verdadeiros vencedores, cada um receberá a recompensa que merece. O importante é que os justos permaneçam fiéis, porque é por meio deles que Deus vencerá a injustiça. 

No Evangelho (Lc 11,5-13), a parábola do amigo inoportuno ensina a perseverança, que é o princípio fundamental de toda a doutrina evangélica sobre a oração. Jesus insiste nisso continuamente, conhecendo nossa inconstância. É preciso orar continuamente e nunca desanimar. Orar é insistir com perseverança. Jesus conhece o coração do Pai que está nos céus, não julgou exagerar ao nos dar este ensinamento. 

Neste trecho do Evangelho vemos que se as pessoas são capazes de atender ao pedido de amigos e filhos, quanto mais o Pai! Ele nada recusará, pelo contrário, dará o Espírito Santo, isto é, a força de Deus que leva a pessoa a viver conforme a vida de Jesus Cristo. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá (PR) 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi (PR)