“O BATISMO É COMPROMISSO COM DEUS E COM OS IRMÃOS, NÃO MERA TRADIÇÃO.” (Mt 3,1-12)
A liturgia de hoje é um convite à conversão e à prática dos valores do Reino de Deus. O profeta Isaías apresenta o enviado do Senhor, cuja missão é construir um Reino de justiça e paz. Esse Reino, que está próximo, é anunciado por João Batista. Porém, para esperar e viver neste Reino, é preciso se preparar.
João convidava seus discípulos a um exame de consciência, à conversão e ao arrependimento dos pecados. João batizava com água e dizia que viria Aquele que era maior do que ele, ‘o Cordeiro de Deus’, que batizaria com o Espírito Santo e com o fogo.
O Batismo é, portanto, sinal de salvação. Por meio dele, nós nos tornamos verdadeiros filhos de Deus. É o renascimento para uma vida nova, transformando nossa mente, nosso coração e nossos pensamentos e deixando para trás tudo o que nos impede de viver o Reino dos Céus.
O Batismo é compromisso com Deus e com os irmãos, não mera tradição. Por isso, João criticava duramente os fariseus e saduceus que o procuravam para serem batizados, pois não viviam o que pregavam. O Batismo deve gerar em nós frutos e ações concretas, que provem uma verdadeira conversão.
Diác. Abílio Bocardi
Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá
Paróquia São Paulo Apóstolo, Sarandi
Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed 312, Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.




