Reflexão: Liturgia da Solenidade da Epifania do Senhor, Ano A – 04/01/2026

02 de Janeiro de 2026

"Reflexão: Liturgia da Solenidade da Epifania do Senhor, Ano A – 04/01/2026"


“VEJAMOS QUE ESTA LUZ, QUE É O PRÓPRIO CRISTO.” (Mt 2,1-12) 

Uma data especial para a nossa fé, pois a Igreja comemora com grande alegria a manifestação do Senhor — a Epifania —, na qual Ele é apresentado a toda a humanidade. 

O Evangelho de Mateus narra que os Magos viajaram em busca da Luz, em busca do Salvador. Inicialmente, podemos observar que eles buscavam um rei apenas terreno pois foram buscar informação com o rei Herodes, que, sentindo ciúme e medo de perder o seu reino, tentou induzir os magos a buscar a criança para poder matá-la. Em certos momentos, em nosso egoísmo, ações e palavras, acabamos agindo como Herodes? 

Os magos seguiram viagem e novamente a estrela, com sua luz, apareceu e os levou ao encontro de Cristo. Neste encontro, presentearam o Menino Jesus com três tipos diferentes de presentes: ouro, que demonstra o reconhecimento de Sua realeza, Rei dos Reis; incenso, que demonstra que este Menino traz em si a divindade, sendo o próprio Deus que se manifesta entre nós; e, por fim, a mirra (resina aromática extraída da casca de árvores), usada com fins medicinais e simboliza a humanidade, o sofrimento e a morte de Cristo. Essa passagem evidencia que aquele Menino é o nosso Rei e traz consigo 100% de divindade e 100% de humanidade. 

Vejamos que esta Luz, que é o próprio Cristo, já era mencionada por Isaías na primeira leitura, quando ele diz que o povo caminha na luz e quem se encontra com esta luz (Cristo) fica com o coração vibrando e batendo forte. Caminhemos na luz de Cristo e, com isso sintamos nossos corações radiantes com a Sua presença. 

A segunda leitura, na Carta de Paulo aos Efésios (uma carta para você), deixa claro que essa luz que se manifestou na Epifania do Senhor — e se manifesta ainda hoje é para todos e vem ao meu e ao seu encontro. Permita que Jesus Cristo se manifeste hoje e sempre em seu coração. 


Diác. Ademir Aparecido Zussa 

Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá 

Paróquia Santa Rosa de Lima, Iguatemi 


Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed 312, Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.