Reflexão: Liturgia do III Domingo do Tempo Comum, Ano A – 25/01/2026

23 de Janeiro de 2026

"Reflexão: Liturgia do III Domingo do Tempo Comum, Ano A – 25/01/2026"

“FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS.” (Mt 4,12-23) 

Irmãos e irmãs, a reflexão deste final de semana, entre muitas mensagens e ensinamentos, nos traz algo especial: nos mostra que a caminhada de Jesus veio para dar cumprimento às profe cias. Jesus, de maneira clara e nominal, demonstra onde e por que está ali. 

O profeta Isaías, na primeira leitura (Is 8,23b-9,3), menciona a terra de Zabulon e Neftali, onde prevalecia a escuridão e habitava a morte, e ali surgiu uma luz, trazendo alegria e felicidade, tirando o peso das costas do povo. 

Jesus vai morar em Cafarnaum, justamente na região de Zabulon e Neftali, para se cumprir a profecia. Ele é a luz que se manifesta para aquele povo, trazendo palavras de conforto, realizando ensinamentos, milagres e recrutando discípulos para serem testemunhas e disseminadores dos Seus ensinamentos. 

Paulo, na segunda leitura (1Cor 1,10-13.17), dá um “puxão de orelhas” na comunidade de Corinto e adverte sobre a necessidade da união da comunidade, da necessidade de manterem Cristo como centro, deixando de brigas e disputas. Paulo se coloca como exemplo, dizendo que ninguém deve se colocar como o centro e todos devem saber que esse espaço é exclusividade de Cristo, que se entregou na cruz por todos. 

A palavra de hoje nos questiona: que Igreja estamos sendo hoje? Estamos sendo discípulos e dando testemunho de justiça e caridade? Ou estamos querendo tomar o espaço do outro e, principalmente, tomar a centralidade de Cristo? 


Diác. Ademir Aparecido Zussa 

Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá 

Paróquia Santa Rosa de Lima, Iguatemi 


Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed 312, Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.