Padre Renato Quezini conclui Mestrado em Teologia Sistemática

17 de Fevereiro de 2024

Padre Renato Quezini conclui Mestrado em Teologia Sistemática

Padre Renato Quezini, presbítero da Arquidiocese de Maringá, fez sua defesa do Mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira 16 de fevereiro.

Com o título do trabalho “O ritual da iniciação cristã de adultos: um modelo de itinerário no crescimento da fé”, buscou-se o aprofundamento do processo catecumenal proposto pelo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos em vista da formação do discípulo missionário.

Tal compreensão se dá a partir da pesquisa teológica reconhecendo que a iniciação cristã com sua estrutura catecumenal é parte imprescindível da história da Igreja que, após o seu nascimento teve seu auge, seu declínio, extinção e, graças ao Concílio Ecumênico Vaticano II, foi restaurada.

O objetivo da pesquisa, como dever de fidelidade ao Vaticano II, que clamou pela sua restauração, foi ressaltar que a dinâmica catecumenal tem a missão extraordinária de formar verdadeiros discípulos missionários, formadores de comunidades, homens e mulheres da Palavra de Deus e do testemunho de amor.

Para isso, partiu-se, num primeiro momento, da visão histórica de que a iniciação é um dado antropológico presente em todos os povos e culturas, para depois destacar o específico da iniciação cristã. Em seguida, observou-se concretamente a proposta que a Igreja apresenta hoje, de um itinerário formativo contemplado no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos com seus tempos e etapas celebrativas.

E por fim, destacou-se a diversidade ministerial que o processo catecumenal contempla e a urgência de abraçar esse caminho formativo, em vista de formar comunidades eclesiais com pessoas maduras e que saibam viver bem a sua fé e a pertença à comunidade-sociedade.

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) é a primeira colocada no ranking das melhores Instituições Ensino Superior (IES) católicas do Brasil, tendo obtido a nota máxima do MEC/INEP nos últimos anos, com o conceito 6 no doutorado em Teologia, referência nacional e internacional “reconhecimento do trabalho de excelência na pesquisa acadêmica”.