Padre Renato Quezini, presbítero da Arquidiocese de Maringá, fez sua defesa do Mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira 16 de fevereiro.
Com o título do trabalho “O ritual da iniciação cristã de adultos: um modelo de itinerário no crescimento da fé”, buscou-se o aprofundamento do processo catecumenal proposto pelo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos em vista da formação do discípulo missionário.
Tal compreensão se dá a partir da pesquisa teológica reconhecendo que a iniciação cristã com sua estrutura catecumenal é parte imprescindível da história da Igreja que, após o seu nascimento teve seu auge, seu declínio, extinção e, graças ao Concílio Ecumênico Vaticano II, foi restaurada.
O objetivo da pesquisa, como dever de fidelidade ao Vaticano II, que clamou pela sua restauração, foi ressaltar que a dinâmica catecumenal tem a missão extraordinária de formar verdadeiros discípulos missionários, formadores de comunidades, homens e mulheres da Palavra de Deus e do testemunho de amor.
Para isso, partiu-se, num primeiro momento, da visão histórica de que a iniciação é um dado antropológico presente em todos os povos e culturas, para depois destacar o específico da iniciação cristã. Em seguida, observou-se concretamente a proposta que a Igreja apresenta hoje, de um itinerário formativo contemplado no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos com seus tempos e etapas celebrativas.
E por fim, destacou-se a diversidade ministerial que o processo catecumenal contempla e a urgência de abraçar esse caminho formativo, em vista de formar comunidades eclesiais com pessoas maduras e que saibam viver bem a sua fé e a pertença à comunidade-sociedade.
A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) é a primeira colocada no ranking das melhores Instituições Ensino Superior (IES) católicas do Brasil, tendo obtido a nota máxima do MEC/INEP nos últimos anos, com o conceito 6 no doutorado em Teologia, referência nacional e internacional “reconhecimento do trabalho de excelência na pesquisa acadêmica”.