Padres de Maringá participam do Encontro Nacional de Formadores da OSIB

19 de Julho de 2024

Padres de Maringá participam do Encontro Nacional de Formadores da OSIB

Termina nesta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte, o Encontro Nacional de Formadores promovido pela OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). O encontro, que teve início dia 15, abordou a temática a “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”. Assessorado por Dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente da CNBB e Arcebispo de Goiânia), o encontro contou com a participação de 168 reitores e diretores espirituais das casas de formação de todo o país. Do Paraná, participaram 18 padres, sendo dois da Arquidiocese de Maringá: Padre Francisco Gecivam, reitor do Seminário Propedêutico Santo Cura d’Ars, em Mandaguaçu, e Padre Sandro Ferreira, reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, em Londrina.

Padre Sandro Ferreira avalia que “o encontro foi muito bem conduzido por D. João Justino”. “Ele trouxe exemplos concretos da missão e da sinodalidade no Brasil, bem como os desafios que encontramos na formação dos futuros presbíteros para fortalecer a consciência missionária”. O reitor do Seminário de Teologia destaca ainda que o encontro “é uma oportunidade de reencontros, partilhas de experiências, fortalecimento da comunhão eclesial e ajuda a refletir, em conjunto, sobre os desafios enfrentados pelos vocacionados no mundo atual. O encontro não nos dá respostas prontas, mas provoca reflexões e aponta perspectivas de ação”.

Segundo Pe. Francisco Gecivam “a OSIB é um espaço sagrado de estudo e troca de experiências”. “Foram dias de aprofundamento do que já sabemos pelos documentos da Igreja. Mas também, dias de descobertas, boas reflexões e de sair mais fortalecidos, seja pelo estudo e espiritualidade vividos, como também pela troca de experiências com outros padres formadores e pelo reencontro com amigos já conhecidos, neste Brasil todo. O desejo é de poder servir sempre melhor e oferecer uma formação aos novos padres, segundo a necessidade da Igreja e de nossas comunidades”, diz.

Rezemos pelos nossos padres formadores e também pelos nossos seminaristas, para que, seguindo o exemplo de Cristo, o Bom Pastor, sejam iluminados e fortalecidos na missão de serem bons pastores.