Arquidiocese de Maringá publica carta aos Catequistas

29 de Agosto de 2014

Arquidiocese de Maringá publica carta aos Catequistas

imagem Arquidiocese de Maringá publica carta aos Catequistas

“Na boca do catequista, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: ‘Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar’. Ao designar-se como ‘primeiro’ este anúncio, não significa que o mesmo se situa no início e que, em seguida, se esquece ou substitui por outros conteúdos que o superam; é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, de uma forma ou de outra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, n. 164).

Querida (o) catequista,

Impulsionados por essas belas palavras do Papa Francisco é que nos dirigimos a você neste dia em que a Igreja reza e agradece a Deus pelo dom de sua vocação de ser catequista. A vocação tem como ponto de partida o chamado de Deus, que nos amou por primeiro, e exige do ser humano uma resposta. Cada pessoa é livre para responder a este convite de Deus de acordo com seus dons, talentos, qualidades que Deus lhe confiou. E você, querida(o) catequista, respondeu SIM à sua vocação.

Você, através da catequese semanal, continua a realizar o primeiro anúncio a muitos catequizandos. Através de seu amor e dedicação à Igreja, muitas pessoas continuam realizando a experiência transformadora de Jesus Cristo. Como disse o Papa Francisco, no texto citado acima, este é o anúncio principal, fundamental. JESUS CRISTO É A PÉROLA MAIS PRECIOSA QUE PODEMOS OFERECER A ALGUÉM. Por isso, catequista, a sua missão é tão importante na Igreja.

Para que a nossa ação evangelizadora seja realizada com verdadeiro amor e entusiasmo, precisamos sempre renovar o nosso encontro com Cristo. Nesse sentido, o Papa nos exorta: “Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procurá-Lo dia a dia sem cessar” (Evangelii Gaudium, n. 3).

É nesse encontro com Jesus Cristo que a missão de ser catequista encontra sentido. N’Ele, o Verbo Encarnado, o Filho de Deus, é que encontraremos forças para superar os momentos difíceis e as incompreensões que, infelizmente, muitas vezes enfrentamos.

Por isso, convidamos você, querida(o) catequista, a evangelizar com fé e de maneira alegre, pois “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus (…) Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (Evangelii Gaudium, n. 1).

MUITO OBRIGADO pelo trabalho que realiza em nossa Igreja. MUITO OBRIGADO pelo seu exemplo e testemunho aos nossos catequizandos. Que Deus, pela intercessão de São José de Anchieta, patrono dos catequistas, abençoe você!

Maringá, 31 agosto de 2014.

Ir. Judite Delmassa
Coordenadora Arquidiocesana