Jornalistas e agentes da Pascom participam de encontro do Regional Sul 2 em Maringá

31 de Agosto de 2015

Jornalistas e agentes da Pascom participam de encontro do Regional Sul 2 em Maringá

imagem Jornalistas e agentes da Pascom participam de encontro do Regional Sul 2 em Maringá

Durante dois dias, os profissionais e agentes da comunicação da Igreja Católica ouviram palestras, puderam trocar experiências e planejar novos rumos para a comunicação no Regional Sul2 da CNBB.

Um grupo de 36 jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) esteve reunido por dois dias, em Maringá, Paraná, para o 5º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pascom e o 1º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos da CNBB Regional Sul 2, respectivamente.

Os participantes consideraram ímpar a oportunidade que tiveram de conversar, participar de palestras e alinhar novas ideias que nortearão os trabalhos de comunicação daqui para frente.

Os comunicadores que ficaram alojados e participaram das palestras no Recanto Pascal (foto), um espaço que pertence às Irmãs da Congregação de São Carlos de Lyon, contaram que a experiência de troca de ideias e partilha fez com que voltassem para suas dioceses com muito mais bagagem em se tratando de conhecimento.

O espaço no encontro reservado à formação contou com a palestra “Globalização e regionalismo: As estratégias da comunicação com uso das ferramentas do marketing e do Facebook”, proferida pela jornalista e professora Alexandra Fante. Ela é doutoranda em comunicação na linha de Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em comunicação na linha de Comunicação Midiática nas Interações Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Comunicação e Educação.

Durante a palestra, Alexandra destacou que “nem sempre a forma e o conteúdo com os quais as pessoas tentam se comunicar são eficientes”. Para ela, há que se ter muito cuidado com a maneira com que se diz as coisas e quais os meios empregados para que a mensagem chegue até o interlocutor e possa surtir o efeito esperado.

A profissional explanou sobre as diferenças entre as gerações, com destaque para as facilidades e as dificuldades com que estes diferentes grupos de pessoas lidam com as ferramentas de comunicação existentes atualmente. “O Facebook é uma ferramenta inovadora tem tendência de crescer muito mais. Ainda há muito que ser explorado desta rede social e é preciso fazê-lo com responsabilidade”, comentou.

O jornalista Jorge Teles, Coordenador Regional da Pascom fez uma exposição sobre a preparação do 1º Muticom do Regional Sul 2, o Muticom Paranaense, que acontecerá em Guarapuava de 23 a 25 de outubro deste ano . Ele informou que nos próximos dias serão abertas as inscrições.

Em se tratando do encontro, Teles destacou que considera um desafio para a Arquidiocese de Maringá disponibilizado a sediá-lo. “É sempre um desafio para uma Diocese sediar um encontro deste porte, direcionado aos profissionais do jornalismo. Hoje, podemos ver, com clareza, a importância que a Igreja Católica tem dado para a comunicação. É importante que não se percam os vínculos entre os comunicadores. Eu considero o encontro de hoje como uma verdadeira união de forças”, destacou.

Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava e Bispo Referencial da Pastoral da comunicação no Regional Sul 2, disse que a Igreja caminha a “passos largos na comunicação”. “Tivemos uma abertura muito grande em se tratando das comunicações na Igreja. A abertura de novas expectativas possibilita que haja mais interesse por parte dos comunicadores em buscar mais, em saber mais. Isto é importantíssimo. Há uma sede pela boa comunicação e isto é fantástico”, classificou Dom Wagner.

Ele também evidenciou a importância do rádio na evangelização. De acordo com Dom Wagner, as mensagens que seriam ouvidas por dezenas ou, no máximo por centenas em um local fechado, através do rádio, ganham força, rompem barreiras e atingem aos milhares, ao mesmo tempo. “O rádio tem uma poderosa força missionária e evangelizadora. Precisamos estar sempre atentos para que esta força permaneça e aumente, sem que esqueçamos a função principal que é a do anúncio de Jesus Cristo”, frisou.

O evento também contou com o momento de avaliação da caminhada e partilha entre as Pascom. Para os participantes a inclusão dos jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos no encontro enriqueceu e fortalecerá ainda mais a caminhada da comunicação da Igreja no Paraná. Os participantes também foram unânimes numa questão: a importância do retorno das reuniões com as emissoras de rádios. “Não podemos perder os vínculos já estabelecidos e precisamos partilhar experiências, buscar projetos comuns, nos aproximar ainda mais. Somos muitas emissoras de rádio no Estado e esta aproximação fortalecerá o nosso trabalho”, destacou Jorge Teles.

Para os próximos passos em se tratando do rádio, ficou combinado que, no sábado, dia 24 de outubro próximo, durante o 1º Muticom Paranaense, que acontecerá em Guarapuava, os participantes ligados ao rádio que estiverem no encontro realizarão uma reunião para rearticular o grupo.

Segundo conversas prévias, no próximo ano poderão acontecer alguns Mutirões de Comunicação Diocesanos. Algumas dioceses demonstraram interesse em realizar, pela primeira vez, o evento. Curitiba, Palmas / Francisco Beltrão, Apucarana e Londrina, foram as Dioceses que se prontificaram a sediar os encontros. A ideia será levada às respectivas Dioceses para ser amadurecida.

Para 2016 ficou definido a realização do 6º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pascom e o 2º Encontro de Jornalistas das Dioceses, Pastorais e Organismos da CNBB Regional Sul 2 na Diocese de Umuarama, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com o tema “A Espiritualidade do Comunicador (e na comunicação)”.