25 de Julho de 2019

"Nota de solidariedade e apoio aos servidores docentes e técnicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM)"

“Olhai: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos,  e que vós deixastes de pagar, está gritando;  o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo poderoso” (Tg 5,4).

A Arquidiocese de Maringá vem a público manifestar sua solidariedade e apoio aos servidores docentes e técnicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em greve desde o dia 26 de junho de 2019, por considerar justas as reivindicações em pauta:


  • Respeito à data-base com a reposição das perdas salariais consumidas pela inflação;
  • Nomeação de professores e técnicos aprovados em concursos e a realização de novos concursos;
  • Renovação dos contratos com os professores temporários - liberação das horas para contratação;
  • Maior envolvimento da sociedade na discussão da Lei Geral das Universidades (LGU);
  • Revisão dos cortes de recursos orçamentários prejudiciais ao atendimento da universidade à comunidade em geral, como exemplo o Hospital Universitário (HU) e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac).


A Igreja em Maringá, atenta aos desafios de nossos tempos, reafirma seu compromisso com a justiça testemunhada por Jesus Cristo e com o Magistério da Igreja, que proclama: “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração” (Concílio Vaticano II, Constituição Gaudium et Spes, 1).

Reafirmamos nosso empenho para que esta situação, motivada pelo diálogo e respeito aos direitos adquiridos, encontre uma solução que vise, fundamentalmente, o bem dos mais fragilizados, infelizmente, os primeiros a serem penalizados. 

Que Nossa Senhora da Glória nos inspire no propósito de servir a todos como seu Filho Jesus nos ensinou!


Maringá-PR, 25 de julho de 2019


DOM ANUAR BATTISTI

Arcebispo de Maringá