Reflexão: Liturgia do XII Domingo do Tempo Comum, ano C – 19/06/2022

18 de Junho de 2022

"Reflexão: Liturgia do XII Domingo do Tempo Comum, ano C – 19/06/2022"

“Em ti, todos os povos serão abençoados”

Na Liturgia deste Domingo, XII do Tempo Comum, veremos, na 1a Leitura (Zc 12, 10-11; 13,1), que Jerusalém, considerada como centro do mundo, é o lugar onde Deus mostra sua compaixão e proteção ao povo ‘transpassado’ pelo sofrimento causado por tantas violações dos seus direitos fundamentais. Deus é solidário com o povo arrasado que chora, lamenta e clama a misericórdia. Deus purifica e derrama sua graça para que todos voltem o olhar para Ele. Jerusalém, com a vida nova adquirida por intervenção divina, transforma-se em fonte de bênção e salvação. Jesus morre e é ‘transpassado’ em Jerusalém. Jesus torna-se fonte de bênção e salvação para toda humanidade, nEle e para Ele todos voltarão seus olhos. Jerusalém é a Igreja, a Comunidade e, também, o nosso coração quando ama, perdoa e acolhe com misericórdia os que sofrem.

Na 2ª Leitura (Gl 3, 26-29), o apóstolo Paulo afirma que, pelo batismo, fomos revestidos de Cristo. Por isso, devemos renunciar à vida velha do egoísmo e do pecado, para viver a vida nova da entrega a Deus e do amor aos irmãos. Pelo batismo, acabam as barreiras entre as pessoas e os povos, agora há uma unidade entre todos os filhos de Deus. Caem os limites étnicos que separavam os povos, rompem-se as divisões sociais discriminatórias, acaba o machismo que subjugava a mulher. Realiza-se o sonho de uma nova humanidade.

No Evangelho (Lc 9, 18-24), vemos que Jesus está a caminho de Jerusalém e, então, pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Quais foram as respostas das multidões, de Pedro (lideranças) e da elite no poder (anciãos, doutores da Lei, chefes dos sacerdotes)? Conforme cada visão de Deus, resultará uma prática de vida, uma opção, um testemunho. Sabemos que o nome de Deus está ligado a um Projeto (CIC 203-213). Deus se revela, se autodefine aos homens. Não é o homem que cria (define) Deus (como era o caso dos gregos e romanos). “Eu vim ver vocês e como estão tratando vocês aqui no Egito. Eu decidi tirar vocês da opressão egípcia e levá-los para uma terra onde corre leite e mel” (Ex 3,16-17). “Eu vi a miséria do meu povo... ouvi seu clamor... conheço seus sofrimentos... desci para libertá-lo.” (Ex 3,7-10). “O que vou responder?... Eu Sou aquele que Sou... este é meu nome” (Ex 3,13-17).

Deus, ao se revelar, mostra sua proposta (Projeto) para o homem e a sociedade. Este Projeto, Deus revelou, de maneira especial, por meio dos profetas no Antigo Testamento. Podemos ilustrar este Projeto com o exemplo do texto de Isaías 65, 17-25, que diz:

- haverá novo céu e nova terra;

- não haverá mais choro e clamor;

- não haverá morte prematura;

- construirão casas e nela habitarão;

- plantarão e comerão seus frutos;

- ninguém gerará filhos para viverem na humilhação;

- haverá harmonia entre o homem e a natureza.

Jesus, ao se revelar (em comunhão com o Pai e o Espírito Santo), continua com o mesmo Projeto de vida e dignidade para todos (Lc 4,16-21). Jesus confirma esse Projeto quando diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Esse Projeto se concretizará quando atingirmos a mentalidade ‘crística’, isto é, “quando Cristo for tudo em todos” (Cl 3, 11).

Em Mateus 9,35-38, Jesus estava comprometido com um Projeto de libertação integral do ser humano, por isso vai ao encontro dos mais excluídos (povoados, periferias, margem). Lá, Ele vê melhor a realidade, isto é, a condição das pessoas: cansadas, abatidas, como ovelhas sem pastor (sem rumo, sem horizonte etc.).

Então, Ele chama mais pessoas para este Projeto. A Igreja, como continuadora de sua missão, tem aqui sua orientação, lugar social para a atuação política. A missão de Jesus e da Igreja é salvar a pessoa na sua totalidade. Sua atuação na política é sempre profética; quando seu compromisso é com os empobrecidos, não se atrela aos poderes deste mundo.

Para que esse Projeto libertador se concretize na América Latina e no Caribe, “os discípulos e missionários de Cristo devem iluminar com a luz do Evangelho todos os âmbitos da vida social. A opção preferencial pelos pobres, de raiz evangélica, exige atenção pastoral voltada aos construtores da sociedade. Se muitas das estruturas atuais geram pobreza, em parte é devido à falta de fidelidade a compromissos evangélicos de muitos cristãos com especiais responsabilidades políticas, econômicas e culturais” (DA, 501).

Este projeto do Reino de Deus deve continuar na vida da comunidade: Mt 5,13-16 e 1Pd 2,9-12: “Vocês são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para resgatar seu Projeto”. Uma necessidade, um chamado na história.

Qual a função de Pedro (Lideranças)?

Pedro somos todos nós: somos capazes do melhor e do pior ao mesmo tempo.

Do pior: só aceitamos Jesus quando Ele atende nossas necessidades mais urgentes, quando queremos um Jesus de sucesso, de espetáculo, sem cruz, messias, rei poderoso, triunfante e não servo sofredor. Quando Ele exige nosso compromisso, desaparecemos. Enfim, queremos mudar Jesus e defini-lo conforme nossos caprichos.

Do melhor: quando damos continuidade a seu projeto. “Tu és o Messias, O Filho do Homem” (estar consciente, pés no chão, comprometido, abraçando a nossa condição humana).

Não lutar pela justiça social é profanar o nome de Deus. O resumo da pessoa amada é o seu nome! Basta ouvir, lembrar ou pronunciar o nome, e este lhe traz à memória tudo o que a pessoa amada significa para esta pessoa.

Ser povo de Javé significa ser um povo em que não há opressão como no Egito; o irmão não explora o irmão; reinam a justiça, o direito e a verdade; a lei dos dez mandamentos é observada; o amor ao próximo é igual ao amor a Deus; o povo vive e celebra a sua fé, e louva a Deus pelas suas maravilhas. Esta é a mensagem central da Bíblia; é o apelo que o nome de Deus faz a todos aqueles que querem pertencer ao seu povo.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR