Reflexão litúrgica: Quarta-feira, 22/06/2022 – 12ª Semana do Tempo Comum

19 de Junho de 2022

"Reflexão litúrgica: Quarta-feira, 22/06/2022 – 12ª Semana do Tempo Comum"

Cada pessoa oferece aquilo que tem em seu interior

Na Liturgia desta quarta-feira da XII Semana do Tempo Comum, vemos, na 1a Leitura (2Rs 22,8-13; 23,1-3), a descoberta, no templo, do ‘livro da aliança’, ocorrida sob Josias (622 a.C.). Este livro da lei é certamente o Deuteronômio, ou melhor, sua parte legislativa, cujas prescrições impunham a reforma que será efetuada por Josias. Na segunda parte do texto relata-se a renovação da aliança com Deus feita pelos anciãos de todo o reino de Judá, juntamente com os habitantes da capital e os sacerdotes. O povo manifesta sua adesão e seu consenso com um “Amém”.

No Evangelho (Mt 7,15-20), Jesus orienta os seus discípulos no embate com os grupos religiosos que se consideravam autossuficientes com o pouco que sabiam, achando-se no direito de julgar os outros pelas aparências. Para Jesus, o perigo da hipocrisia só pode ser superado se a conduta exterior coincide com a intenção interior. Para os fariseus, uma ação é boa se concorda com a lei; mas Jesus a declara boa só quando procede de um interior bom: “a boca fala do que o coração está cheio”.

Jesus também afirma que Deus nos julga com a mesma medida que usamos para os outros. O rigor do julgamento sobre o nosso próximo nos mostra que desconhecemos a nossa própria fragilidade e a nossa condição de pecadores diante de Deus. As relações numa sociedade nova não devem ser de julgamento e condenação, mas de perdão e acolhida, só Deus pode julgar. Jesus conclui este trecho do Evangelho dizendo que as árvores são conhecidas pelos frutos e que, do mesmo modo, as pessoas são conhecidas pelos seus atos, por exemplo, as uvas os figos e outras frutas são determinadas pela natureza, a colheita é um determinismo, não colheremos maçãs de um pé de abobrinha. Mas o ser humano não pode viver esse determinismo: “eu sou assim”, pois ele pode sempre mudar e, com a graça de Deus, nascer de novo.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR