Reflexão litúrgica: quinta-feira, 15/06/2023 – 10ª Semana do Tempo Comum

14 de Junho de 2023

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 15/06/2023 – 10ª Semana do Tempo Comum"

A CURA DO CORAÇÃO NOS LEVA A VER O MUNDO COM OS OLHOS DE DEUS

Na Liturgia desta quinta-feira da X Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura(2Cor 3,15-4,1.3-6), o apóstolo Paulo afirmando que o véu de Moisés é o mesmo véu que cobre o rosto dos judeus, que absolutizam a aliança antiga e não compreendem ser Cristo a aliança nova e definitiva, que conduz para a vida como força de libertação e fonte de liberdade. A luz do Ressuscitado se reflete na vida dos fiéis e a transfigura de forma cada vez mais profunda.

No Evangelho(Mt 5,20-26), vemos que o Sermão da Montanha, nesse trecho, nos ensina que a vida espiritual não está num catálogo de normas perfeitas que proíbem as más ações, mas na limpeza da fonte de todas as ações: o coração, pois, dele procedem assassinatos, adultérios, prostituições, falsos testemunhos e difamações.

Neste Evangelho, Jesus nos ensina a lei do amor e os valores que elevam a vida em comunidade. Diante de nossa realidade, quanto desamor, quantas pessoas estão mortas, para nós. “Se houvesse um raio xis capaz de mostrar o cemitério que criamos dentro de nosso coração, nós nos assustaríamos”. Peçamos a Deus a cura do coração: “Cura, Senhor! Cura, Senhor! Com teu amor”.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR