Reflexão litúrgica: terça-feira, 22/08/2023 – Memória de Nossa Senhora Rainha, 20ª Semana do Tempo Comum

21 de Agosto de 2023

"Reflexão litúrgica: terça-feira, 22/08/2023 – Memória de Nossa Senhora Rainha, 20ª Semana do Tempo Comum"

MARIA É SÍMBOLO DOS QUE CREEM EM DEUS E O ACOLHEM EM SUA PALAVRA-VERBO 

Na Liturgia desta terça-feira Memória de Nossa Senhora Rainha, XX Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (Is 9,1-6), que depois de ter evocado a triste situação do povo no exílio, o profeta apresenta a salvação em seu aspecto de luz, de alegria, de libertação e completa o seu cântico com a descrição do libertador. Este evento da anunciação manifesta que a profecia de Isaías se cumpriu em Jesus: da Virgem de Nazaré “nos foi dado um filho, o Príncipe da paz”.  

No Evangelho (Lc 1,26-38), vemos que Deus, na obra da salvação, conta com Maria. Jesus vai contar com os Apóstolos. A Igreja, hoje, conta com cada um de nós. Maria é símbolo dos que creem em Deus e o acolhem em sua Palavra-Verbo. Maria, embora não entenda todo o mistério, a fé a sustenta e o Espírito Santo a socorre. Vejamos: 

1° - Como o céu vê Maria? 

Maria é escolhida pela esfera divina. O Arcanjo Gabriel entrou onde ela estava e a saudou: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Diante da saudação divina, ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. 

2° - Como a terra vê Maria? 

Quando Maria visita sua prima Isabel, é proclamada “Mãe do meu Senhor”, ou, quando o Evangelho diz que todas as gerações a chamariam: “Feliz, Bem-Aventurada”,percebe-se que, na própria época, quando alguém, ao ver Jesus, mesmo sem conhecer Maria, exclama: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 

3° - Como Jesus vê Maria? 

Jesus a elogia não pelo parentesco, mas pelo testemunho de fé: “Feliz antes aquela que acreditou que se realizariam as promessas do Senhor”. 

4° - Como Maria mesma se vê? 

“O Senhor fez em mim maravilhas”. Nas bodas, intercede: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. 

5° - Maria é sustentada pela graça de Deus 

Maria foi sustentada pela graça de Deus, pois, mesmo perturbada com as palavras do anjo, pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus". 

6° - Maria é socorrida pelo Espírito Santo 

"Como se fará isso, pois não conheço homem algum?” Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra". 

7° - A grandeza e o silêncio de Maria 

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". 


NOSSA SENHORA RAINHA 

O calendário romano colocando a Realeza de Maria no dia 22 de agosto, oito dias após a Assunção, quis pôr em relevo a estreita ligação entre a Assunção e Glorificação de Nossa Senhora. A realeza messiânica é o estado a que são destinados todos os cristãos. Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus: “Comereis e bebereis à minha mesa no meu reino e sentar-vos-eis em tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Lc 22,28-30). 

Deixemo-nos impulsionar por Maria, cujo reinar é servir. Servir a Deus e aos irmãos.

Nossa Senhora, Rainha do céu e da terra, rogai por nós. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR