Reflexão litúrgica: quarta-feira, 23/08/2023 – Festa de Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América-Latina, 20ª Semana do Tempo Comum

22 de Agosto de 2023

"Reflexão litúrgica: quarta-feira, 23/08/2023 – Festa de Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América-Latina, 20ª Semana do Tempo Comum"

JESUS É NOSSO SEGURO DE VIDA (CONTRA A MORTE), ESTE SEGURO DE VIDA BENEFICIARÁ OUTROS E A NÓS MESMOS, AGORA E NO FIM DOS TEMPOS 

Na Liturgia desta quarta-feira Festa de Santa Rosa de Lima, XX Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (2Cor 10,17-11,2), que como um pai conduz a filha ao noivo para o casamento, Paulo conduziu a comunidade de Corinto a Cristo. Agora ele teme que essa igreja se deixe seduzir por falsos apóstolos, que apresentam evangelhos diferentes. A imagem do matrimônio exprime intimidade e pertença. Para o Apóstolo, cada comunidade está profundamente ligada a Jesus, seu Senhor único e exclusivo; e ninguém tem direito de apoderar-se de uma comunidade cristã. 

No Evangelho (Mt 13,44-46), Jesus nos fala do Reino: O maior milagre que Deus nos faz é nos dar a capacidade para mudar a nossa própria história, isto é, a nossa conversão (Lc 15,17-18). Conversão é inauguração do Reino, chegada do Reino (Mc 1,14-15). “O Reino está no meio de vós” (Lc 17,21), percebível. Mas se concretizará na vida eterna: “Venha a nós o vosso Reino” (Lc 11,2). “Compreendestes tudo isso?” Devemos entender o mistério do Reino, mas também lutar para que seus valores sejam perenes na sociedade. Estes valores são: vida digna, trabalho, justamente remunerado, liberdade, propriedade digna, direito à associação, direito à manifestação das opiniões, exercício do culto de Deus segundo a própria consciência, participação na vida política. Podemos resumir esses valores em: Civis: vida, integridade, liberdade, igualdade perante a lei; Sociais: educação, saúde, informação, cultura, meio ambiente; Econômicos: terra, alimento, trabalho, moradia. 

Neste texto, Jesus nos fala do tesouro que significa paixão, sacrifícios, renúncias, heroísmos etc. “Onde está teu tesouro, está teu coração”. Tesouro é o estado de ânimo de cada um de nós no compromisso com o Reino. 

Jesus nos fala, também da pérola preciosa. A pérola preciosa é o próprio Jesus, é necessário encontrá-lo para “vender tudo”. Jesus é nosso seguro de vida (contra a morte), este seguro de vida beneficiará outros e a nós mesmos, agora e no fim dos tempos. Quanto à sua mensagem, temos que acolhê-la com discernimento e na sua totalidade, caso contrário, Ele nos faz um alerta: “Não deem aos cães o que é santo, nem atirem pérolas aos porcos; eles poderiam pisá-las com os pés e, virando-se, despedaçar vocês” (Mt 7,6). 


SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM, PADROEIRA DA AMÉRICA-LATINA 

Isabel, chamada Rosa por sua beleza, nasceu no Peru em 1586 e lá faleceu em 1617. Ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tendo como exemplo de vida Santa Catarina de Sena. Dedicou-se ao jejum, à penitência e à oração contemplativa. É a primeira santa do continente americano e padroeira da América-Latina. 

Motivados por seu edificante testemunho, sejamos sinais inspiradores de cuidado, ternura e solicitude em servir a Deus e ao próximo. 

Santa Rosa de Lima, rogai por nós. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR