Reflexão litúrgica: quinta-feira, 07/09/2023 – 22ª Semana do Tempo Comum

06 de Setembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 07/09/2023 – 22ª Semana do Tempo Comum"

OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS GERA SATISFAÇÃO: “POR CAUSA DE TUAS PALAVRAS, JOGAREI AS REDES” 

Na Liturgia desta quinta-feira da XXII Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (Cl 1,9-14), o Apóstolo Paulo nos convida a dar glória ao Pai que nos deu seu Filho, Jesus Cristo, como nosso rei. Por sua encarnação, morte e ressurreição, Cristo nos arranca do poder do mal e nos chama para seu reino. Paulo cita um hino cristão para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações salvíficas, além da de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a criação, e só ele, mediante a cruz, é capaz de reconciliar Deus com as criaturas submetidas ao pecado. 

O Evangelho (Lc 5,1-11), nos convida a não ficar na superficialidade, na lamúria, queixando-se: “Avancem para águas mais profundas”; Jesus está sempre disposto a nos ajudar frente ao desânimo e pede para não desistir de lutar, mesmo que os problemas nos pareçam enormes, ou quando nos sentimos ‘lançados ao mar’ (pensava-se que o mar era a habitação das forças do mal). Importante em nossa vida é a obediência à Palavra de Jesus: “Por causa de tuas palavras, jogarei as redes”. Com Jesus em nossa barca, o resultado será diferente, acontece a abundância, a satisfação pela vida, pelo trabalho, pelo que somos e temos. Nossa fé em Jesus deve ser mais forte do que os nossos problemas, devemos olhar sempre a perspectiva que Deus tem para conosco, se fixarmos o olhar em nós mesmos, em nossos pecados, afundamos como o Apóstolo Pedro. No Rito da Comunhão da missa, rezamos: “Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja”. Pedro foi ‘pescado’ por Jesus para se tornar um ‘pescador de gente’, isto é, pescar, resgatar, recuperar, salvar as pessoas frente ao mar de lama que a cada dia vem como avalanche em nossa direção. 

Eis, também, nossa missão: ouvir e obedecer a Palavra de Deus, pois ela gera o seguimento e este não é privilégio de alguns, mas um dom oferecido a todos: “Deixaram tudo e seguiram a Jesus”. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR