Reflexão litúrgica: segunda-feira, 11/09/2023 – 23ª Semana do Tempo Comum

10 de Setembro de 2023

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 11/09/2023 – 23ª Semana do Tempo Comum"

A MISSÃO DO CRISTÃO É ACOLHER AS PESSOAS, COM A SENSIBILIDADE DO CORAÇÃO 

Na Liturgia desta segunda-feira da XXIII Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (Cl 1,24-2,3), que o apóstolo Paulo apresenta o próprio exemplo: acolheu Cristo em sua vida, que deu sentido à sua vida e sua missão. A missão do cristão é acolher as pessoas, com a sensibilidade do coração, para que elas se sintam amadas e valorizadas. Por causa da grande experiência do amor de Deus, Paulo se identificará em cada pessoa, principalmente nos mais fragilizados, como foi o caso de Onésimo, um escravo que ele encontrou na prisão: “Ele é como se fosse o meu próprio coração” (Fl 1,12). As pessoas não procuram, na Igreja, uma boa organização, mas serem ouvidas e receberem palavras que comuniquem o Amor de Deus. 

No Evangelho (Lc 6,6-11), vemos que para Jesus a vida humana está acima de qualquer lei ou estrutura. Jesus reage com indignação e tristeza diante dos que resistem ao seu ensinamento e a sua prática, então mostra até onde vai sua exigência de que a lei do sábado esteja a serviço da vida. Mais ainda: ao trazer o doente para o centro e curá-lo, indica mais uma vez sua opção pelos desprezados, e a reviravolta que produz diante dos esquemas mentais e sociais que diziam como a religião e demais instituições deveriam agir. Diante disso, os grupos dominantes precisam destruir essa novidade que os ameaça em seu poder e decretam uma sentença de morte; até os partidos que eram inimigos entre si reúnem-se para planejar a morte desse profeta: afinal, ele está destruindo a ideia de religião e sociedade que eles tinham. 

Hoje, nós cristãos celebramos o Dia do Senhor num domingo, porque foi num domingo que Cristo venceu todas as forças do mal e ressuscitou. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR