Reflexão litúrgica: quarta-feira, 20/09/2023 – 24ª Semana do Tempo Comum, Memória de Santo André Kim Taegon, presbítero, e Paulo Chóng Hasang e companheiros, mártires

19 de Setembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quarta-feira, 20/09/2023 – 24ª Semana do Tempo Comum, Memória de Santo André Kim Taegon, presbítero, e Paulo Chóng Hasang e companheiros, mártires"

JOÃO BATISTA E JESUS, NELES A REVELAÇÃO DA MISERICORDIOSA JUSTIÇA DE DEUS 

Na Liturgia da palavra desta quarta-feira, 24ª Semana do Tempo Comum, veremos na 1a Leitura (1Tm 3,14-16), que o Apóstolo Paulo lembra que Deus é definido como o vivo no sentido do Antigo Testamento, isto é, com relação aos ídolos, que são mortos. Afirma-se que ele está presente na Igreja e age nela sem repouso. Essa Igreja é definida como coluna e sustentáculo da verdadeira doutrina. 

No Evangelho (Lc 7,31-35), vemosque as autoridades religiosas do tempo de Jesus se comportam de maneira infantil: acusam João Batista de louco, porque é severo demais; acusam Jesus de boa-vida, porque parece muito condescendente. O povo e os cobradores de impostos se comportam de maneira sábia: acolhem João Batista e Jesus, reconhecendo neles a revelação da misericordiosa justiça de Deus. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR