Reflexão litúrgica: sexta-feira, 22/09/2023 – 24ª Semana do Tempo Comum

21 de Setembro de 2023

"Reflexão litúrgica: sexta-feira, 22/09/2023 – 24ª Semana do Tempo Comum"

O EVANGELIZADOR VERDADEIRO PROCURA A JUSTIÇA, A PIEDADE, A FÉ, O AMOR, A FIRMEZA E A MANSIDÃO 

Na Liturgia desta sexta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum, vemos, na 1ª Leitura (1Tm 6,2c-12), que o critério decisivo para viver o cristianismo é o Evangelho de Jesus Cristo. A resposta cristã a essa proposta é aqui chamada piedade (fé). A piedade define a atitude de devoção a Deus e de respeito às pessoas. 

O Apóstolo Paulo mostra como perceber claramente quando uma doutrina não é sadia: o desejo desenfreado de lucro, o amor ao dinheiro. Qualquer doutrina que aceite essa prática, percorre infalivelmente o caminho contrário ao Evangelho, à fé e à salvação, pois se fundamenta numa idolatria, que é geradora de inveja, brigas, blasfêmias, corrupção e mentira. O evangelizador verdadeiro procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza e a mansidão. 

No Evangelho (Lc 8,1-3), vemos que Jesus continua sua missão, e vai formando uma comunidade nova, a partir daqueles que são marginalizados pela sociedade do seu tempo, como eram as mulheres. Elas também são parte integrante do grupo que acompanha Jesus. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR