Reflexão litúrgica: Quarta-feira, 29/05/2024 – VIII Semana do Tempo Comum

28 de Maio de 2024

"Reflexão litúrgica: Quarta-feira, 29/05/2024 – VIII Semana do Tempo Comum"

“JESUS PASSOU A VIDA FAZENDO O BEM” (At 10,38) 

Na Liturgia desta quarta-feira da VIII Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (1Pd 1,18-25), Pedro lembra aos fiéis a atitude de temor filial que devem ter em relação a Deus. O clima da vida cristã é apresentado aqui como permanente conversão: de escravos do mundo e das paixões, os cristãos foram libertos, por Cristo, para serem os filhos de Deus que se reúnem formando uma nova família. 

No Evangelho (Mc 10,32-45), vemos que Jesus vai à Jerusalém. Jerusalém, mais que cidade celeste, significa compromisso com o projeto do reino até as últimas consequências. Para chegar lá é necessário, no caminho, mudar o modo de pensar e agir, isto é, converter-se. 

Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda sua vida. Enquanto isso seus discípulos sonham com o poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre eles. Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. 

Os discípulos são fiéis e esperam recompensas, buscam o bem para si e não em si. Buscar o bem para si não é um mal, mal é prejudicar os outros e passar por cima dos valores da dignidade humana, da solidariedade, da justiça e do bem comum. Eles pedem justamente o contrário do que Jesus lhes quer dar, em vez de fazer a vontade de Jesus na terra, querem que Ele faça a deles no céu. 

Jesus alerta que não se pode chegar ao poder com falsos discursos, usar de mentiras e falcatruas, pois isso só gerará divisão, exclusão e penalizará os mais fragilizados da sociedade, enquanto o poder serviço gera alegria e comunhão. Somente se salvarão os que exercerem o poder como serviço. Servir já é reinar com Jesus. Devemos fazer o bem por causa de Deus e não por causa de interesses egoístas. “Jesus despojou-se de si mesmo, tomando a condição de servo” (Fl 2,7). Jesus experimentou em sua vida o abuso do poder da época, por isso Ele é próximo de todos aqueles que, em qualquer ambiente: família, comunidade, sociedade, passaram ou passam pela experiência de um poder psicopático e tirânico. Com a ajuda divina é possível não sucumbir ao mal, mas, vencê-lo com o bem. Se Jesus “passou a vida fazendo o bem” (At 10,38), hoje, com tantos desafios, nós não podemos passar a vida fazendo o bem, mas, sim, multiplicando-o.   


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR