Reflexão: Liturgia do I Domingo da Quaresma, Ano A – 22/02/2026

20 de Fevereiro de 2026

"Reflexão: Liturgia do I Domingo da Quaresma, Ano A – 22/02/2026"

“JESUS JEJUOU DURANTE QUARENTA DIAS E FOI TENTADO.” (Mt 4,1-11) 

No Evangelho de hoje vemos que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto e lá passou 40 dias em jejum. 

Quando Satanás percebeu que Jesus encontrava-se muito debilitado, afinal estava há 40 dias sem comer e beber, ele que sabia perfeitamente a Sagrada Escritura, achegou-se a Jesus e o tentou por meio da fome dizendo-lhe: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Jesus, embora enfraquecido, sabia que Sua força estava no Senhor e respondeu: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Jesus poderia transformar pedras no que quisesse, afinal, é o Filho do Deus Todo-Poderoso e n’Ele está todo o poder e autoridade, mas, se assim o fizesse, estaria cedendo à tentação de Satanás. 

Vendo que a primeira armadilha não tinha dado certo, levou-O ao alto do templo, em Jerusalém, e tentou-O, desta vez usando a própria Palavra de Deus, dizendo-lhe: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’.” Muito astuto, não é mesmo? Usar o Pai para tentar o Filho. 

Mas Jesus foi ainda mais esperto e respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’” 

E como Satanás, além de um derrotado, ainda é insistente, levou Jesus ao monte mais alto e, de lá, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto’.” Então Satanás se retirou e os anjos do Senhor O serviram. 

Tu podes pensar: por que Satanás ofereceu a Jesus o poder e a glória dos reinos do mundo, se todo poder e toda glória pertencem ao Senhor? Em Lucas 4-5, quando fala sobre a tentação de Jesus, Satanás diz que tudo na terra foi entregue a ele. Quando? Quando o homem pecou, quando no Jardim do Éden Adão e Eva desobedeceram a Deus e permitiram que a serpente do pecado os enganasse. Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo 12,31;16,11). 

Mas nós não! Embora vivamos neste mundo, não somos do mundo. Veja o que diz Jesus a Seu Pai: “Eles não são do mundo, como também eu não sou” (Jo 17,16). 

Que Deus abençoe sua Quaresma! 


Diác. Adnilson de Andrade 

Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá 

Paróquia Jesus Bom Pastor, Paiçandu 


Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed. 313. Fevereiro/2026