Dom Jaime Luiz Coelho - (in memoriam)

Veja abaixo mais detalhes

Dom Jaime Luiz Coelho - (In memoriam)

Filho de João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, Dom Jaime Luiz Coelho nasceu em 26 de julho de 1916 na cidade paulista de Franca. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 07 de dezembro de 1941.

Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 03 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado Bispo da recém-criada Diocese de Maringá-PR. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto.  No dia 24 de março de 1957, Dom Jaime desembarcou no Aeroporto Gastão Vidigal em Maringá. Nesse dia foi canonicamente instalada a Diocese de Maringá e Dom Jaime tomou posse como Bispo da nova Diocese.

Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a Arcebispo metropolitano. A posse como Arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1980.  Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos como líder da Arquidiocese de Maringá, Dom Jaime entregou o governo arquidiocesano a Dom Murilo Krieger. Contava, então, 81 anos de idade. Ao completar 75 anos, em 1991, conforme recomenda a Igreja, tinha apresentado à Santa Sé sua renúncia ao governo da Igreja Particular de Maringá. Em razão de sua boa saúde, porém, o Papa João Paulo II preferiu mantê-lo no cargo ainda por seis anos.

Realizações

Foi idealizador e responsável pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória.

Idealizou e construiu o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória: inaugurado em 1962, na condição de Seminário Menor (curso ginasial) e em 1982, com o Curso de Filosofia, na condição de Seminário Maior.

É considerado fundador da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, primeiro curso superior de Maringá (Ética e Sociologia) e embrião da atual UEM. É o primeiro professor Honoris Causa da UEM.

Responsável pela construção da Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); hoje Livrarias Paulinas.

Transformou o Albergue Noturno em Albergue Santa Luíza de Marillac.

Criou o jornal diário Folha do Norte do Paraná.

Criador, com ajuda de católicos italianos seus amigos de Brescia, do processo de desfavelamento da Vila Vardelina, fazendo com que Maringá seja hoje reconhecida como cidade sem favelas.

Auxiliou na criação da Cocamar (Cooperativa Agroindustrial).

Foi fundador e o primeiro Diretor Presidente do Canal 8, TV Cultura (hoje RPCTV afiliada à Rede Globo).

Participou da criação da ACEMA (Associação Cultura e Esportiva de Maringá).

Trouxe para Maringá o Colégio Marista.

Foi o primeiro presidente do Regional Sul II da CNBB.

Em 2003, foi o primeiro a receber a Comenda Américo Marques Dias, maior honraria do empreendedorismo maringaense.

Participou, na Cidade do Vaticano, de todas as sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Esteve com os Papas: Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

Dom Jaime publicou uma só Carta Pastoral: a de saudação Sobre a Plenitude do Sacerdócio, na data da sua posse, 24 de março de 1957.

Mais de 3.000 textos publicados em jornais de Maringá. Coluna dominical no principal diário da cidade, desde 1° de janeiro de 1958 até final de setembro de 2011.

Centenas de escritos seus foram publicados, ao longo de décadas, por periódicos como Gazeta do Povo, Voz do Paraná e Correio de Notícias, de Curitiba.

Programa semanal radiofônico “Por um Mundo Melhor”, na Rádio Cultura de Maringá, desde 23 de julho de 1957 até 1962, quando Dom Jaime se ausentou para as sessões do Concílio Vaticano II.

Depois de 1965, sua fala semanal passou a cinco minutos semanais (às 7h55) na TV Cultura de Maringá, canal 8, desde 25 de setembro de 1974 até 1° de janeiro de 2007, quando a RPC (Rede Paranaense de Comunicação) passou a não mais exibir a programação religiosa matinal da Igreja Católica.

Liderou o processo de estruturação da Santa Casa de Maringá, quando na década de 1970, passou a administração do hospital para a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.

No dia 05 de agosto de 2013, aos 97 anos, Dom Jaime Luiz Coelho morreu na UTI da Santa Casa de Maringá, vítima de um quadro de insuficiência renal crônica. Seu corpo está sepultado na Cripta da Catedral de Maringá.