Arquidiocese de Maringá realiza campanha para arrecadar alimentos para o Haiti

22 de Junho de 2015

Arquidiocese de Maringá realiza campanha para arrecadar alimentos para o Haiti

imagem Arquidiocese de Maringá realiza campanha para arrecadar alimentos para o Haiti

Ação segue até 19 de julho; Alimentos podem ser doados nas paróquias e comunidades

A Arquidiocese de Maringá está realizando a campanha “Alimente a Esperança – ajude o Haiti”, com o objetivo de arrecadar alimentos para o país mais pobre das Américas. A campanha é realizada por meio da ARAS/Cáritas de Maringá e segue até o dia 19 de julho.

Veja o vídeo da campanha aqui https://www.youtube.com/watch?v=–27dJ5hQBM&feature=youtu.be

Todas as paróquias e comunidades da arquidiocese estão convidadas a participar. Nestes locais, serão montados pontos de coleta, onde a população pode doar alimentos não perecíveis, como arroz, farinha de trigo, fubá, feijão e leite em pó.

Toda a arrecadação será encaminhada para o Haiti por meio do Exército brasileiro, e será destinada à Missão Brasil/Haiti, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Além de alimentos, outras doações também podem ser feitas pelo Banco Itaú, agência 3344, conta 15.302-2.

O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, ressalta a importância de contribuir com o Haiti e convida a todos para colaborar. “Nossa motivação é a fome. É ajudar a diminuir a miséria que atinge aquele país”, declara.

O presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, frei Francisco Belotti, mostra-se agradecido pelo gesto de solidariedade e amor expressado pela arquidiocese. “A mesma mão que abre para doar, abre para receber”, diz Belotti, exaltando a importância de a comunidade cristã se unir para ajudar aqueles que de fato necessitam de amparo.

A missão

A Associação e Fraternidade está há quatro anos levando vida ao país que foi devastado por um terremoto em 2010. A capital, Porto Príncipe, apresenta até hoje rastros da destruição causada pelo desastre natural, que levou a morte de mais de 300 mil pessoas.

As condições de saúde, educação, alimentação e segurança são precárias e desiguais. O terremoto deixou mais de um milhão de desabrigados, e muitos deles ainda lutam para retomar suas vidas.

Em meio a essa catástrofe, a Fraternidade decidiu iniciar uma missão desafiadora: repetir o abraço de São Francisco de Assis no povo haitiano. Nascia ali a Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus, que hoje, realiza cerca de 650 atendimentos gratuitos por dia.

Mais de 700 crianças são alimentadas diariamente com um pão e um copo de leite ou suco. Para muitas, esta é a única refeição do dia. Além de alimentar os pequenos, uma padaria foi instalada na Casa e inicialmente produzia cerca de 500 pães. Atualmente a padaria produz mais de 8 mil pães e ainda gera renda para as famílias haitianas, envolvendo 18 mulheres que sustentam suas casas com a produção e venda dos pães.

A unidade ainda mantém um ambulatório médico com clínica geral, pediatria e farmácia. Também realiza acompanhamento às gestantes, visitas domiciliares, vacinação, centro de nutrição infantil, além da entrega de alimentos e suplementos alimentares.

A ação da Divina Providência não para, recentemente, a Missão Brasil/ Haiti iniciou o projeto de tratamento odontológico. O trabalho alivia a dor e o sofrimento de muitos, que vêm de longe para serem atendidos.

Um dos frades em missão na Casa São Francisco é natural de Maringá e foi ordenado sacerdote pela arquidiocese. Leonardo Lamberti Obici assumiu o nome religioso de Frei Afonso ao professar os votos e se tornar um franciscano na Providência, mas sua ligação com a comunidade católica de Maringá permanece ativa.

Formado em odontologia, Frei Afonso diz que estar no Haiti é vivenciar dois sentimentos. “Ao mesmo tempo, temos a alegria de ver que o haitiano é muito parecido com o povo brasileiro, por ser amigo, acolhedor, é triste ver que em volta da nossa casa, há pessoas que morrem de fome, que não têm acesso à saúde, saneamento básico, educação”, desabafa Obici. “Nosso sonho é ampliar ainda mais nosso atendimento gratuito, dando cada vez mais esperança ao povo haitiano”.