Suplente do delegado da CNBB junto ao Celam será dom Anuar Battisti

23 de Abril de 2015

Suplente do delegado da CNBB junto ao Celam será dom Anuar Battisti

imagem Suplente do delegado da CNBB junto ao Celam será dom Anuar Battisti

O arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, foi eleito para suplente de delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) em segundo escrutínio realizado nesta quinta-feira, 23. Ele recebeu 150 votos do total de 258, e assim superou os 130 votos requeridos para a maioria absoluta.

Dom Anuar substituirá dom Luiz Demétrio Valentini no cargo de suplente do delegado junto ao Celam.

Currículo

Nascido em Lajeado (RS) em 1953, dom Anuar foi ordenado presbítero em 1980. Estudou Filosofia no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Curitiba (PR), e Teologia na Studium Teologicum de Curitiba e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Em 1996 foi nomeado administrador diocesano de Toledo (PR) e exerceu o cargo por dois anos, até que o papa João Paulo II o nomeou bispo diocesano de Toledo, em 1998. Em setembro de 2004, foi nomeado arcebispo de Maringá (PR) pelo papa João Paulo II.

Em maio de 2007 participou como membro delegado pela CNBB da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida (SP).

Seu lema episcopal  é “Caminhai no Senhor”.