Comunicado da Arquidiocese de Maringá sobre as Celebrações da Semana Santa 2021

26 de Março de 2021

Comunicado da Arquidiocese de Maringá sobre as Celebrações da Semana Santa 2021

“Nada façais por rivalidade ou vanglória, mas, com humildade,  cada um considere os outros como superiores a si e não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros.” (Fl 2,3)

A missão própria da Igreja é a salvação das almas (Código de Direito Canônico, cân. 1752). Tal missão, porém, encontra seu meio e seu fim, quando a Igreja compreende que todo seu esforço deve dirigir-se à pessoa humana, dotada de corpo e alma, reconhecida e valorizada em tudo aquilo que é: filha de Deus.

Desde sempre, fundamentada na Sagrada Escritura e iluminada pela Sagrada Tradição, a Igreja tem como primordial ensinamento a fé na ressurreição, na vida eterna. Anuncia assim, que a morte não é o fim da existência humana, pois para além da morte, existe uma nova vida, que consiste na participação da própria vida de Deus.

Ainda, porém, que este “próprio chamamento sobrenatural sublinhe a relatividade da vida terrena do homem e da mulher”, a Igreja reconhece, defende e promove a vida terrena, pois esta é “uma realidade sagrada que nos é confiada para a guardarmos com sentido de responsabilidade e levarmos à perfeição no amor pelo dom de nós mesmos a Deus e aos irmãos” (João Paulo II, Carta Encíclica Evangelium Vitae, sobre o valor e a dignidade da pessoa humana, n. 2, 25 de março de 1995). Nisto, manifesta-se o valor do corpo e a riqueza da alma.

Exatamente por isso, a Igreja como defensora e promotora não só da vida eterna, mas da vida terrena, assume sua responsabilidade em contribuir no combate para impedir a disseminação massiva deste vírus mortal. Sem dúvida, “decisões difíceis e dolorosas, incluindo a suspensão prolongada da participação dos fiéis na celebração da Eucaristia”, foram necessárias e importantes nesta luta.

O cenário da pandemia que ocasionou a suspensão das celebrações com a presença de fiéis em 2020, se tornou, porém, ainda pior em 2021. Tomando por base os dados oficiais do Munícipio de Maringá, vemos que o avanço da contaminação e, consequentemente, o número de mortes, subiu expressivamente.

ANO

CASOS NOTIFICADOS

CASOS CONFIRMADOS

ÓBITOS

[*]2020

307

** 2021

360

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ.  Secretaria de Saúde  (maringa.pr.gov.br).

O gráfico nos revela que os números da Covid-19 em 2021, apenas nesses três primeiros meses do ano (janeiro a março), é preocupante. O número de casos confirmados neste ano, já representa 63% dos casos confirmados em 2020. O dado mais entristecedor, é quanto ao número de óbitos, que só nestes três primeiros meses de 2021, representa 117% em relação a todo o período de 2020.

Ainda que haja exceções, cremos, infelizmente, que, com maior ou menor intensidade, este cenário se repita se não em todas, mas na maioria das cidades que pertencem à Arquidiocese[e1] de Maringá. Basta olharmos a superlotação dos hospitais, a falta de leitos de UTI e enfermaria para tratar aqueles que estão contaminados.

Levando em conta essa triste realidade, com dor e tristeza, mas conscientes da grave responsabilidade que pesa sobre nós, em reunião com o Conselho Presbiteral, decidimos que as celebrações da Semana Santa, em todo o território arquidiocesano, sejam realizadas em nossas igrejas sem a participação presencial de fiéis, contando apenas com o número necessário de ajudantes, para que elas sejam transmitidas online[e2] , favorecendo a participação de todos, com total segurança, zelo e cuidado.

O princípio norteador para vencermos essa pandemia é não se preocupar apenas consigo, mas ser responsável e cuidar uns dos outros.

E para favorecer os momentos de oração neste tempo especial, a Pastoral de Liturgia e Canto da Arquidiocese de Maringá preparou o subsídio “Celebração da Semana Santa em Família”, disponível aqui https://drive.google.com/drive/folders/1peqRwQ_8BFsDXsOwCuueKILlC3EsbJ3_?usp=sharing

Cheios de fé e esperança, logo que as circunstâncias permitam, queremos que todos possam professar e viver fé em comunidade. Porém, ainda é tempo de cuidar.

Maringá, 25 de março – Solenidade da Anunciação do Senhor – de 2021.

Dom Frei Severino Clasen, OFM

Arcebispo de Maringá

* Referente ao período do primeiro boletim epidemiológico, em 30 de março de 2020, ao último, em 31 de dezembro de 2020.

** Referente ao período de 1º de janeiro a 23/03/2021.