Arquidiocese de Maringá retoma celebrações com a presença de fiéis a partir de 12 de abril

10 de Abril de 2021

Arquidiocese de Maringá retoma celebrações com a presença de fiéis a partir de 12 de abril

As paróquias de todos os municípios da Arquidiocese de Maringá poderão retomar as celebrações de Missas com a presença de fiéis a partir de segunda-feira, 12 de abril. A decisão colegiada foi tomada na tarde deste sábado, 10, pelo Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, durante reunião conjunta com o clero.

Dois especialistas da área da saúde também participaram da reunião.

“Iremos retornar com protocolos de segurança ainda mais rígidos e, claro, obedecendo os limites de público estabelecidos pelos decretos municipais”, disse Dom Severino.

Além da Santa Missa, fica autorizada a ministração dos demais sacramentos, como Batismo e Crisma. A Arquidiocese de Maringá redigiu um protocolo de orientações para que as paróquias adotem medidas ainda mais rígidas no combate à transmissão do coronavírus.

Algumas das orientações definem que:  

As comunidades devem organizar equipes de acolhida que auxiliem os fiéis no cumprimento das normas de proteção.

Nos horários previstos para as celebrações, as portas de entrada das igrejas, claramente identificáveis, deverão estar abertas para evitar que qualquer fiel tenha que tocar em puxadores ou maçanetas.

Sempre que possível, as portas de entrada sejam distintas das de saída e que haja indicadores de percursos de sentido único, para evitar que as pessoas se cruzem.

Continua sendo obrigatório o uso de máscara, a qual só deverá ser retirada no momento da Comunhão eucarística.

O acesso dos fiéis às Missas, às celebrações da Palavra e a outros atos de culto será limitado, de acordo com a dimensão da igreja e as regras das autoridades competentes, a todos os eventos em espaços fechados.

O protocolo contém outras orientações para as equipes que atuam nas celebrações.